09/09/2020 às 14h51min - Atualizada em 09/09/2020 às 18h45min

Competência e graciosidade, elementos que fizeram do Kuvasz um cão de proteção impecável

A raça Kuvasz é excelente para aqueles que gostam de animais de grande porte e sonham com um amigo guardião, capaz de proteger a casa e criar laços significativos com a sua família.

 

Quem anseia por mais segurança dentro de casa pode contar com animais dessa linhagem, eles se dedicam à sua família, prezando pela proteção. Inicialmente, a raça foi criada para ser guarda de rebanhos, logo, vem daí seu apreço pelo cuidado. Devido a esse antigo intuito atribuído à raça, esses animais também são caçadores.

 

Podem parecer animais pouco sociáveis, uma vez que têm baixa tolerância a estranhos e não é sempre que lidam bem com outros cães. Mas eles podem ser treinados para obedecer regras. E se o intuito for torná-lo um verdadeiro membro da família, ele deve estar dentro desse convívio desde filhote.

 

Se essa não for a necessidade do tutor, tudo bem: animais da raça Kuvasz podem ser, ainda nos dias de hoje, cães de guarda para o gado ou para o rebanho.

 

Abaixo, falaremos um pouco mais sobre a origem da raça em questão, dando mais detalhes sobre o seu temperamento e necessidades. Confira!

Origem da raça Kuvasz

Embora tenha origem no Tibet, a raça em questão ficou mais conhecida quando foi levada para a região da Hungria.

 

É uma raça antiga, que costumava pertencer somente a pessoas de alto poder aquisitivo: em outro momento, eram exclusividade da nobreza.

 

Com o passar do tempo, foram cruzados entre si e tornaram-se guardiões de alguns dos maiores latifúndios da Hungria. 

 

A reputação desses cães, como protetores agressivos e fiéis, fez com que também fossem utilizados durante as duas guerras mundiais: o resultado disso, infelizmente, foi a diminuição radical do número de animais da denominação.

Porte e características

Os Kuvasz são brancos, com pelagem espessa e que pode variar: alguns cães têm pelo mais ondulado, enquanto outros têm pelo mais liso.

 

A troca de pelos ocorre intensamente durante o ano, o que pode causar alguma dificuldade para mantê-lo dentro de casa. No entanto, se bem escovado e tosado, a queda dos pelos pode diminuir consideravelmente.

 

Cães machos podem ter até 80 cm de altura, com peso médio de 50 a 55 kg. Fêmeas, por sua vez, podem alcançar até 70 cm de altura. O peso pode variar, mas a média é de 35 a 40 kg. São, portanto, animais de porte grande.

 

A estimativa de vida de cães da raça Kuvasz é de 9 a 12 anos, se acompanhados de perto por médicos-veterinários, com as vacinas em dia e com as suas necessidades nutricionais levadas em consideração.

Hábitos

Como já comentamos, é preciso cuidar da socialização do animal desde o seu primeiro contato com a família que vai abrigá-lo. Se forem criados de forma carinhosa, respeitosa e com limites, podem ser gentis, muito protetores e fiéis aos donos.

 

Têm temperamento forte, e, com isso, podem demorar para amadurecer. Isso significa que, durante cerca de dois anos, podem ter dificuldade para obedecer ordens, fazer xixi no lugar errado ou destruir coisas.

 

Alguns indivíduos da espécie podem ser agressivos e ter dificuldade para lidar com pessoas, especialmente se não forem adotados quando filhotes. Em casos do gênero, não é indicado que sejam animais de estimação. É preferível que vivam em ambientes abertos, tomando conta de outros animais, caçando. Isso não significa, no entanto, que o animal deve ser “deixado para lá”. 

 

Para manter o seu animal saudável, vale investir em ração de excelente procedência, acompanhar a sua rotina e garantir que ele faça exercícios diariamente, por cerca de 40 minutos a 1 hora.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »