09/09/2020 às 17h34min - Atualizada em 09/09/2020 às 18h45min

Ansiedade: O que é e como controlá-la?

A ansiedade é um tipo de reação caracterizada por vários componentes, tais como a transpiração, a taquicardia, a falta de ar, uma sensação desconfortável no peito e ideias pessimistas sobre o que vai acontecer. Essa reação funciona como uma espécie de “alarme automático” que detecta ameaças – à nossa vida ou à nossa autoestima –, e ela é muito importante em contextos em que precisamos nos preparar para fugir de ou enfrentar situações de risco. Por exemplo, é normal sentirmos um pouco de ansiedade antes de uma entrevista de emprego, bem como quando estamos caminhando sozinhos à noite em uma rua pouco iluminada.
Contudo, nem sempre esse “alarme” soa em bons momentos, e pode ocorrer também de sua intensidade ser desproporcional ao que está acontecendo ou ao que vai acontecer. Por exemplo, há casos de pessoas que apresentam ataques súbitos, imprevisíveis e fortes de ansiedade enquanto passeiam pelo shopping, e sem que estivessem temendo nada especificamente. É ainda mais frequente a dificuldade que alguns vivenciam em contextos de avaliação, mesmo quando estão intelectualmente bem preparados para, digamos, apresentar um trabalho na faculdade. Nesses casos, podemos estar diante de manifestações patológicas da ansiedade, as quais caracterizam quadros como o transtorno de pânico, o transtorno de ansiedade generalizada ou o transtorno de ansiedade social.
Quando a ansiedade passa a ser uma experiência de muito sofrimento e/ou incapacitante, o mais adequado é procurar o auxílio de um psicólogo. Por exemplo, há evidências científicas de eficácia de algumas técnicas oferecidas pela terapia cognitivo-comportamental para o manejo desse problema, e o paciente pode aprendê-las com certa facilidade. Algumas delas envolvem procedimentos simples de relaxamento; outras são mais focadas em identificar e confrontar racionalmente ideias que “alimentam” o medo; e outras, ainda, são caracterizadas pelo enfrentamento gradativo (e seguro) das situações temidas. Além disso, alguns casos podem requerer o acompanhamento paralelo de um psiquiatra, pois o uso de medicamentos facilita o manejo de expressões mais complicadas da ansiedade.
Por fim, tome cuidado com as “promessas milagrosas” disponíveis por aí. Além de existirem charlatães em toda esquina (ou site), diversos procedimentos terapêuticos de qualidade questionável são oferecidos para o controle da ansiedade. Por isso, lembre-se de que o psicólogo e o psiquiatra continuam sendo os profissionais mais capacitados para lidar com esse tipo de problema.
Prof. Dr. Daniel Foschetti Gontijo
Psicólogo (CRP 04/31961)
Professor de Psicologia da Faculdade Pitágoras (Unidade Venda Nova)
Doutor em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Divulgador científico (Instagram/Twitter: @danielfgontijo | youtube.com/DanielGontijo)
 
 
 
 
Sobre a Faculdade Pitágoras
Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. 
A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.faculdadepitagoras.com.br
Sobre a Kroton
A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e mais de 844 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »