09/09/2020 às 11h56min - Atualizada em 09/09/2020 às 13h35min

Quais são as vantagens da cidadania Italiana?

Vantagens da Cidadania Italiana é poder usufruir dos grandes privilégios de ser um cidadão europeu, o qual é considerado o melhor continente, com a melhor qualidade de vida do mundo. E poder entrar, sair, e morar em qualquer lugar da Europa, sem precisar ter visto específico, sem burocracia, fazendo com que qualquer brasileiro queira ter a dupla cidadania.
 
Aquelas pessoas que pretendem sair do Brasil, sabem que o visto de turista dura somente 3 meses, podendo ser aumentado para mais 3. Para quem pretende morar, é muito pouco tempo.
 
Sabemos o quanto a Itália é rica em histórias e belas cidades, no Brasil existem diversos descendentes, os quais possuem cidadania italiana, dando direito de ir e vir quando quiserem. Antes de falar sobre as grandes vantagens da cidadania italiana, vamos descobrir alguns pontos importantes para conseguir realizar esse sonho.

Quem tem direito as vantagens da cidadania italiana? 

A cidadania italiana é possível ser adquirida através de um processo chamado Juris Sanguinis, ou seja, direito de sangue. Se a pessoa for filho de italiano, mesmo ela morando fora do país, ela tem o direito de tirar o visto e ter dupla cidadania.
 
O Juris Sanguinis, pode ser transmitido sem interrupções e sem limites de gerações, porém existem algumas regras, impostas pelo Consulado Italiano no Brasil. Apenas os filhos de mulher italiana nascidos a partir de 1 de janeiro de 1948, ano que entrou em vigor a Constituição Italiana.
 
Se houver uma mulher na linha de transmissão de cidadania, somente terá direito os seus filhos nascidos na data citada anteriormente. Além disso, se você tem um certo tempo de residência legal no país, você pode requerer a cidadania, lembrando que será necessário um documento que comprove isso.
 
Outra maneira, é sendo cônjuge de um cidadão italiano, depois de um tempo é possível adquirir a naturalização por matrimônio.

Como tirar a cidadania italiana? 

Primeiramente, é preciso descobrir se você possui esse direito, após será necessário realizar uma busca de documentos para processo de cidadania, através de uma pesquisa realizada no Brasil e na Itália.
 
Existem dois tipos de processos de cidadania italiana, no Brasil poderá levar em torno de seis até doze anos, já na Itália é mais rápido, não passando de três meses, e os custos podem variar entre 10 a 30 mil reais.
Após separar os documentos, a pessoa deverá procurar o consulado Italiano do seu estado, ou a prefeitura da cidade caso estiver na Itália.
 
Será feito uma análise, e caso aprovado, a pessoa será convocada em se inscrever no cadastro consular, podendo solicitar seu passaporte italiano.
 
Os documentos para processo de cidadania são certidão de nascimento, certidão de casamento, e óbito de todas as pessoas de sua árvore genealógica.
 
Com esses documentos em mãos, será necessário traduzir todos com um tradutor juramentado italiano, e fazer um apostilamento, um carimbo do cartório em todos os documentos.
 
O prazo para dar entrada do processo na Itália após os documentos reunidos, é de seis meses. 

Vantagens de obter a cidadania italiana? 

Muitas pessoas gostariam de possuir a dupla cidadania, porém não sabem quais os benefícios isso poderá trazer. Separamos as principais vantagens da cidadania italiana para você conhecer.
  • Grande poder do passaporte italiano 

O passaporte italiano foi eleito pela consultoria canadense, como o terceiro mais poderoso do mundo, o qual permite a entrada em 165 países sem a necessidade de ter um visto. Além de poder ter acesso à saúde pública na Europa, com todas as suas facilidades.
  • Facilidade de acesso à União Europeia

Sem precisar apresentar requisitos durante a entrada na União Europeia, a pessoa entra normalmente através da fila dos cidadãos europeus, apresentando somente o passaporte, podendo ficar o tempo que quiser.
  • Trabalhar na Europa 

A pessoa poderá trabalhar em qualquer país da União Europeia sem precisar de visto e preocupar com carga horária, entrando em cargos melhores caso tenha qualificação para isso.
  • Poder estudar na Europa 

O novo cidadão terá acesso facilitado em todas as Universidade Europeias, para qualquer tipo de curso, pagando uma taxa bem menor e podendo concorrer bolsas de estudos.
  • Não é necessário visto de turismo

Em países como Canadá e Estados Unidos somente será necessária uma autorização de viagem online, sem precisar de toda aquela burocracia de entrevista para visto.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »