04/09/2020 às 18h02min - Atualizada em 08/09/2020 às 15h08min

Confira dicas de como viajar bem gastando pouco

Você gostaria de viajar, mas nunca sobra dinheiro para isso? Toda vez que pesquisa os preços, termina com a certeza de que o seu orçamento está cada vez mais distante? Prepare-se para deixar essa desculpa para trás e começar, agora mesmo, a  planejar a viagem dos seus sonhos.

 

É verdade que algumas viagens podem mesmo custar caro, pois muitos lugares realmente se aproveitam do turismo para colocar o preço de tudo nas alturas. Os pontos mais famosos e procurados são os que mais fazem isso, justamente porque as pessoas querem tanto visitá-los que costumam pagar o custo que for.

 

No entanto, viajantes experientes garantem que dá para conhecer o mundo todo gastando pouco, até os destinos mais visados. Quer saber como? Então, siga as dicas deste texto.

Planeje e pesquise

Essa é a dica de todos os viajantes experientes por isso, é a primeira da nossa lista. Para começar, é importante ter uma noção dos preços de passagens, hospedagem e alimentação no seu destino. Essa base é fundamental para saber que opções realmente valem a pena.

 

Com quanto mais antecedência você começar a fazer isso, mais chances terá de conseguir um preço mais em conta, especialmente nas passagens. Uma dica é ativar as notificações nas companhias aéreas para ser avisado em primeira mão sobre ofertas para aquele destino.

Converse com quem já foi 

Essa é uma dica que engloba a anterior porque também faz parte da pesquisa. Trocar informação com quem já conhece um destino é sempre uma boa ideia, tanto para planejar o seu roteiro, quanto para conseguir dicas valiosas de como economizar no destino.

 

Você pode descobrir, por exemplo, aquela pousadinha barata e aconchegante ou um restaurante caseiro que não viu nas suas buscas. Além disso, quem já foi pode te contar sobre rotas alternativas e que não vale tanto a pena investir naquele passeio caro que todo mundo faz.

Viaje em baixa temporada

Nem sempre isso é possível, especialmente se você precisa esperar as férias coletivas do trabalho ou das crianças. No entanto, essa é uma dica de ouro. Praticamente todos os custos da viagem ficam mais baratos nesse período porque essa é justamente uma estratégia para atrair turistas fora de época.

 

Além disso, com lugares menos lotados, fica mais fácil negociar preços e ter uma experiência mais tranquila e agradável. Sem filas, muito barulho e nem gastar muito.

 

No Nordeste do Brasil, por exemplo, é praticamente sempre “verão”. Ou seja, o clima costuma ser quente e com dias cheios de Sol em qualquer época do ano. Contudo, lembre-se de dar uma olhada na previsão de chuvas, especialmente se a intenção é curtir a praia.

Observe o que fazem os moradores locais

Além de deixar a experiência cultural da viagem mais rica, conversar com as pessoas que moram no local é ótimo para descobrir maneiras de economizar, locomovendo-se pela cidade de transporte público e sendo esperto na escolha de restaurantes, por exemplo.

 

Além disso, quem conhece o local pode te indicar passeios alternativos ou até formas alternativas de chegar a um ponto turístico, fora do pacote caro que costumam te oferecer como única opção. Aliás, outra dica de ouro: quase sempre existe mais de uma forma de fazer um passeio, sendo que a menos conhecida é mais barata.

Aproveite as atrações gratuitas

Mesmo as cidades mais caras do mundo têm muitas opções de programas gratuitos, como parques, feiras, shows e até dias em que você não paga nada para entrar em museus. As dicas anteriores, provavelmente, vão te ajudar a encontrá-las.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »