11/08/2020 às 15h07min - Atualizada em 12/08/2020 às 17h13min

Teatro na Mesa: em nova contação, ONG aborda virtude da responsabilidade e o vínculo familiar

Muito se discute sobre o conceito de família e a formação considerada “mais adequada”. Mas a verdade é que o amor sempre sobressai à forma. Esta é a mensagem da nova peça produzida em vídeo pela organização social Embaixadores da Prevenção. Abordando a virtude da responsabilidade no âmbito familiar, Eureka conta a história de um casal que não pode ter filhos, mas encontra na adoção a oportunidade de realizar esse desejo.
 
“Tivemos muito cuidado em tratar desse tema mesmo propondo que a história fugisse do tradicional. Na trama, o casal adota Eureka, uma menina-robô criada por um cientista que precisa se afastar para tratar a saúde. Deixada aos cuidados dos novos pais, ela desbrava o mundo e descobre o quanto o amor da família contribui para suas conquistas e formação. Como o teatro trabalha com a imaginação, a intenção da peça não é enfatizar a “realidade” da personagem, mas sim a essência que constrói o conceito de família”, revela o coordenador cultural do projeto, Eduardo Virgílio.
 
A história é baseada no livro 10 Olhos e Muito Amor (escrito por Sandra Sahd) e faz parte da circulação do projeto Por um Mundo de Virtudes 2020, apresentado este ano em formato audiovisual, devido a pandemia de coronavírus. Inspirados no extinto programa Rá-Tim-Bum, os atores transformaram a mesa em palco para inspirar, entreter e estimular a imaginação de centenas de crianças atendidas pelo projeto e outras tantas que acabaram tendo contato com os vídeos gratuitamente pelas plataformas online.
 
“Adaptar as peças do palco para a mesa e disponibilizá-las nas redes sociais foi a solução que encontramos para seguir disseminando virtudes, nosso propósito desde a fundação. Por isso entendemos que, especialmente pelo momento que vivemos, precisávamos motivar as pessoas a não desistirem ou se deixarem abater pela pandemia. Virtude é isso, empoderar as pessoas com atitudes positivas para que elas reverberem isso socialmente”, comenta Sandra Sahd, que além de autora dos livros de referência, é fundadora da ONG localizada em Campinas.
 
Como forma de contribuir para a contenção do Covid-19, mesmo com a previsão de retorno das aulas no município, o projeto seguirá com aplicação online, a fim de evitar a aglomeração que naturalmente ocorre na apresentação das peças. Dessa forma, os vídeos continuarão sendo publicados no FacebookInstagram e YouTube oficial da Embaixadores.
 
Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, o projeto Plano Anual – Por um Mundo de Virtudes 2020 é apresentado pelo Ministério da Cidadania, através da Secretaria Especial de Cultura, com patrocínio do Bradesco e produção da Cacho de Ideias.


 
SERVIÇO • Plano Anual – Por um Mundo de Virtudes 2020 • 04 • Eureka • Disponível em: https://bit.ly/pumdv2020-eureka


Sobre a Embaixadores da Prevenção

Idealizada por Sandra Sahd em 2011, a organização social foi fundada em Campinas no ano seguinte com o objetivo de contribuir para a formação de uma nova geração de pessoas que transforme o mundo através do sentir, pensar e fazer melhor, estimulada pelas atividades e projetos artístico-educacionais que despertam e difundem o tema das virtudes no ser humano. Até 2017, todas as ações eram realizadas em creches e instituições sem fins lucrativos da RMC (Região Metropolitana de Campinas); em 2018, a entidade passou a atender também escolas estaduais da cidade. Desde sua fundação, mais de 15 mil pessoas – entre crianças e adultos – já foram atendidas em suas atividades. Para conhecer mais sobre a organização social, acesse www.embaixadoresdaprevencao.com.br.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »