03/08/2020 às 11h55min - Atualizada em 03/08/2020 às 18h32min

A tecnologia como aliada nos processos de Recrutamento e Seleção de Supermercados e Atacadistas

*Wagner Santos
 
As empresas dos segmentos de Supermercado e Atacado, considerados essenciais para a sociedade, não pararam em nenhum momento da crise, gerada pelo coronavírus. Muito pelo contrário, foram essas organizações as primeiras a correrem para se adaptar ao isolamento social e ao risco de transmissão do vírus, que estão causando impactos gigantescos nos hábitos de consumo e de socialização da população.
 
Mas para não parar, essas companhias tiveram de considerar diversos processos, internos e externos, com o objetivo de assegurarem que os locais por onde dezenas, às vezes centenas, de pessoas passam todos os dias, estejam devidamente preparados para evitar o contágio da Covid-19, seja através do uso de máscaras faciais, horários especiais para grupos de risco, treinamentos para todo o staff etc.
 
Até mesmo procedimentos tradicionais, como as entrevistas de emprego presenciais, a entrega de currículos em mãos e as longas filas de candidatos se formando na frente dos estabelecimentos, estão tendo de ser adaptadas à essa nova realidade. Nesses casos, a tecnologia pode ser uma forte aliada das áreas de RH, ao permitir que seus profissionais possam receber dados dos candidatos e selecioná-los remotamente, sem nenhum contato e sem perder o toque humano.
 
Por meio de ferramentas tecnológicas, como softwares de recrutamento e seleção (R&S), plataformas de vídeo e Inteligência Artificial (IA), somadas a metodologias de gestão de pessoas, os setores de RH de supermercados e atacados, desde os pequenos até as grandes redes, podem se transformar de maneira rápida, a fim de não deixarem parados os processos de contratação e reposição de mão de obra.
 
Isso porque os softwares de R&S têm capacidade de organizar dados do candidatos com grande precisão, e ajudar a encontrar o profissional certo, na hora certa. Enquanto as plataformas de vídeo permitem realizar as entrevistas à distância, de maneira cômoda, ágil e o mais importante, segura. E com auxílio da IA é possível otimizar ainda mais os recursos dessas duas tecnologias, aumentando o processamento das informações e permitindo relatórios das entrevistas gravadas em vídeo, para ajudar os gestores de RH a terem insights das emoções dos candidatos (confuso, feliz, neutro calmo etc.), por meio de leitura de expressões faciais, a fim de avaliarem quem se encaixa melhor em cada vaga.
 
Essas mesmas ferramentas também podem ajudar supermercadistas e atacadistas a resolverem desafios vividos pelas suas áreas de RH, desde antes da pandemia, como excessos e desorganização de currículos, já que todas as informações dos candidatos podem ser migradas para o âmbito digital, eliminando o uso do papel.
 
A tecnologia é sem dúvida uma grande parceira dos negócios, ainda mais em tempos de adversidade, como a que estamos enfrentando, e sua aplicação nas áreas de RH veio para ficar. Por isso, você varejista, não perca mais tempo e comece a planejar a modernização da sua área de recursos humanos.
 
Procure já parceiros e soluções capazes de suportar as demandas de recrutamento e seleção da sua empresa, para que ela não corra o risco de parar por falta de colaboradores.
 
Faça sua parte nesse momento crítico para todo país, e boa sorte!
 
Wagner Santos é COO do Compleo
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »