28/07/2020 às 11h26min - Atualizada em 28/07/2020 às 15h13min

5 dicas para quem deseja melhorar seu networking

O networking é um dos termos mais utilizados no mundo dos negócios, em especial, naqueles que envolvem relações interpessoais. Diversas empresas, inclusive, oferecem cursos de capacitação, que abordam o tema e oferecem dicas de como se relacionar com a sua rede.

Ser bem relacionado também serve para quem quer se recolocar no mercado e está em busca de uma nova carreira. Muitas vezes, é uma boa conexão que vai te apresentar para alguém que poderá te oferecer uma nova oportunidade. 

Para quem é freelancer, o networking é essencial. Isso porque, para quem trabalha diretamente com clientes, sem nenhuma afiliação com instituições e empresas, estar bem relacionado na área é o que vai, de fato, oferecer oportunidades de execução de projetos.

Assim, é evidente que o networking é essencial para grande parte das pessoas com potencial força de trabalho no mercado, mas vale ressaltar que alguns cuidados devem ser tomados. Por isso, preparamos uma lista com cinco dicas para quem deseja melhorar o networking de maneira eficiente.


1 - Faça cursos na sua área

Especializações, reciclagens e cursos de aprimoramento são essenciais para o seu desenvolvimento pessoal. Profissionais engajados estão sempre buscando conhecimentos para avançar e poder oferecer mais aos seus clientes ou empregadores. Esse também pode ser o passo que falta para que se consiga aquela esperada promoção.

Para além de todas essas vantagens, cursos com recortes temáticos específicos vão te fazer conhecer outras pessoas com interesses em comum. Isso vai ampliar seu networking automaticamente. O mais interessante é que, dependendo do assunto, pessoas de diversas áreas de atuação poderão estar presentes. Isso deixará o seu networking mais interdisciplinar e, ainda assim, especializado.


2 - Apresente seus amigos uns aos outros

Networking significa, literalmente, rede de trabalho. Sendo assim, vários são os pontos interligados. Não adianta querer conhecer pessoas novas no objetivo de que elas possam te oferecer algo positivo se você não contribui para essa rede que quer construir.

Apresente amigos que não se conhecem, mas atuam na mesma área. Fale de um colega talentoso para outro que recruta talentos. Colabore com a rede e ofereça aquilo que você gostaria de receber.


3 - Escute as pessoas

Muitas vezes, especialmente, quando buscamos uma nova vaga de emprego, seja porque queremos mudar de empresa ou estamos desempregados, achamos que não temos nada a oferecer e começamos a demandar muito de nossa rede, oferecendo pouco. Contudo, uma atitude muito simples pode te fazer mudar esse quadro.

Escute as pessoas. Você pode achar que não, mas tem muito a oferecer. Às vezes, tudo que as pessoas querem, assim como você, é serem ouvidas e se sentirem compreendidas. Além de oferecer essa escuta a quem precisa, você trabalha sua autoestima profissional ao entender o seu valor dentro de um sistema de rede.


4 - Ofereça conteúdo

Empregado ou não, na posição de trabalho e carreira que deseja ou não, você tem muito para oferecer, então, vá em frente! Aquele livro incrível que você leu e sabe que será importante para um amigo pode ser emprestado. Passe a informação daquela vaga de emprego que não te interessou, mas parece ser ideal para aquele colega de trabalho que também está em busca de uma oportunidade.

Lembre-se que quem cria a sua rede é você, então, esforce-se para ser uma pessoa agradável e generosa. Isso trará indivíduos com os mesmos princípios para o seu ciclo e fará da sua rede um grupo saudável de profissionais que se apoia.


5 - Peça e dê feedbacks

Esteja aberto para receber críticas e elogios, mas, da mesma forma, esteja pronto para oferecê-las. É importante, na verdade, que você peça feedback para pessoas nas quais você confia. Sabe aquele amigo que tem um inglês melhor que o seu? Converse com ele e pergunte quais são seus pontos fracos.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »