28/07/2020 às 11h37min - Atualizada em 28/07/2020 às 15h13min

Como deixar a sua sala com o conforto de um cinema?

Desfrutar de momentos com a família é uma das atividades mais gostosas que existem, principalmente, quando todo mundo está reunido para ver um filme ou maratonar aquela série incrível. 

Nos últimos anos, os cinemas têm oferecido opções de salas temáticas, que incluem sofás imensos e comidas elaboradas, mas isso tem um custo e faz com que um programa familiar ocupe grande parte do orçamento.

Não se preocupe! É possível recriar o ambiente confortável e clássico dos cinemas na sala de casa, e as dicas a seguir te mostram como.


TV e projetor

Tudo começa com uma imagem impecável. Quando falamos de cinema, o primeiro item que vem à mente são as telas imensas, com definição absurda e cores perfeitas. 

O tamanho da tela vai depender muito do espaço disponível na sua sala, mas saiba que não é necessário nada supergigante para que a sua experiência de cinema caseiro seja surpreendente. 

O primeiro passo é escolher uma televisão com alta qualidade de imagem, excelente gama de cores e contrastes ajustados. A posição da tela também é importante: quanto mais centralizada, melhor.

Hoje em dia, já é bem mais fácil encontrar projetores de tamanho compacto e que entregam um alto desempenho em termos de imagem no mercado. Muitas vezes, eles custam, até mesmo, o preço de uma TV nova. 

Se espaço é algo complicado na sua sala, investir em um projetor que vai conseguir te oferecer uma qualidade de imagem em tamanho mais amplo, usando uma das paredes disponíveis, pode ser um bom negócio.


Sistema de som

Quando estamos falando da experiência de uma sala de cinema, outro item indispensável é o som. Pode ser difícil que você tenha um home theather a sua disposição, com sistema surround e som límpido, então procure isolar o máximo possível de barulho externo, que entra por portas e janelas. 

Muitas TVs atuais possuem uma qualidade de áudio aceitável, sem distorção em volumes mais altos. Em todo caso, você pode conectar uma caixa de som portátil a sua televisão ou computador, aumentando a potência sonora do seu cinema caseiro. 


Acomodações

Embora muita gente não seja fã dos modelos dobráveis das poltronas de cinema, é fato que elas oferecem o conforto necessário para passar algumas horas sentado, sem sair totalmente travado da sala. Em casa, é bem provável que você já tenha um sofá confortável, mas é possível deixar o ambiente mais aconchegante. 

Almofadas, futons, poltronas e sofás com encosto reclinável podem deixar tudo mais confortável na hora de rodar aquele filme com a família ou os amigos. Em último caso, improvise emprestando os colchões do quarto para o chão da sala. 


Iluminação

A mágica do cinema só acontece porque as salas são projetadas para oferecer uma total imersão do espectador, e isso ocorre, em boa parte, por causa da iluminação. 

De nada vai adiantar ter um supertelevisor de várias polegadas e resolução de última geração se a imagem sofrer interferência de lâmpadas, janelas e outros fatores de luz. Use cortinas ou tecidos escuros, de preferência, sem furos, para cobrir fontes de iluminação externa, como janelas, portas e venezianas. 

Evite deixar lâmpadas de teto acesas. Em vez disso, você pode dispor um abajur com luz amarela em um ponto estratégico, deixando o ambiente numa meia luz que permita circularem pelo ambiente, sem tropeçar nos objetos. Use pedaços de papel ou outros tecidos para regular a intensidade e a direção da iluminação. 


Snacks 

Uma boa sessão de cinema não pode deixar de lado a pipoca, a bebida e outros lanchinhos deliciosos para serem beliscados durante o filme. Aqui, não tem segredo: de bolachas a sanduíches, use a criatividade e conquiste seus convidados pela boca e pelos olhos. 

Para tornar tudo mais especial, existem acessórios para braço de sofá e mesinhas dobráveis que podem ser usadas individualmente ou dispostas no meio da sala, facilitando que todo mundo tenha as comidinhas na palma da mão. 

Se a intenção é gastar o menos possível, dá para improvisar com bandejas rígidas e superfícies que sirvam de suporte para copos e recipientes. 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »