03/07/2020 às 18h32min - Atualizada em 04/07/2020 às 00h33min

Fora das quatro paredes: inspirações de ambientes integrados com vidros e espelhos

Vidros e espelhos integram espaços e redesenham ambientes amplos e multifuncionais

DINO
http://www.cebrace.com.br/

O isolamento social atrelado ao confinamento trouxe a necessidade de repensar os espaços de casa, unindo diversas atividades em um só lugar: convivência, trabalho, lazer, alimentação e repouso. Para trazer essa fluidez ao lar, essa mudança sugere a integração dos ambientes internos e externos com o auxílio de janelas, sacadas e divisórias de vidro, que é o único material da arquitetura capaz de integrar espaços sem interferir visualmente no projeto.

Segundo um estudo publicado pelo Journal of Clinical Sleep Medicine, a luz natural é essencial para o cuidado com a saúde metabólica e hormonal do corpo, além de apontar que aqueles “que desfrutam de mais luz (especialmente luz natural) durante o dia têm maior probabilidade de serem mais saudáveis e de manterem o bom humor”. Então, muito além da estética, é importante reforçar a necessidade de a arquitetura pensar no uso de soluções que possibilitam maior integração com o ambiente externo, priorizando materiais que tragam benefícios como conforto e bem-estar. Entre esses protagonistas, arquitetos destacam o vidro como o principal elemento capaz de evitar a sensação de confinamento e, ao mesmo tempo, proteger, oferecer beleza e conforto termoacústico.

Pensando nesse novo jeito de morar, a Cebrace, maior produtora de vidros e espelhos da América do Sul, compartilha inspirações com espaços que usam o vidro como elemento de conexão entre as pessoas. Confira!

  • Dois espaços, um só ambiente

O Loft da Bailarina, assinado por Sérgio Palmeira, integra o espaço do quarto e do banheiro ao ambiente externo. O vidro Cebrace Extra Clear utilizado na janela e na divisória reforça a iluminação natural, trazendo a sensação de amplitude nos espaços e o contato com a natureza.

  • Divisórias envidraçadas

A arquiteta Anik Mourão trouxe personalidade e exclusividade ao ambiente ao utilizar painéis de vidro Habitat Refletivo Champanhe para integrar os ambientes de um loft. Com um tom mais sóbrio e quente, o painel de vidro refletivo traz a sensação de aconchego sem abrir mão da transparência e integração.

  • Iluminação natural e conexão com a natureza

A designer de interiores Gal Nunes desenvolveu o projeto com a ideia de criar um ambiente aconchegante e amplo, garantindo a sensação de liberdade e conforto. O vidro Habitat Neutro Incolor faz esse papel, possibilitando maior aproveitamento da luz natural, promovendo a contemplação e interação da casa com o meio ambiente.

  • Vidro do chão ao teto

Com janelas do chão ao teto, o loft Hanami ganha interação entre os ambientes externo e interno. Além de trazer a sensação de amplitude e promover o conforto, o vidro Habitat Refletivo Cinza garante a entrada de luz natural para um baixo consumo de energia. O projeto é assinado pelas arquitetas Juliana Daniel e Joana Lunelli!

Sobre a Cebrace – A Cebrace é uma joint-venture entre o grupo japonês NSG/Pilkington e o grupo francês Saint-Gobain. Foi fundada em 1974 e reúne em seu processo de fabricação o know-how e a tecnologia dos dois gigantes do setor de vidros. Consagrada como líder de mercado no segmento de vidro plano brasileiro, é a maior produtora de vidros e espelhos da América do Sul.



Website: http://www.cebrace.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »