23/06/2020 às 13h52min - Atualizada em 30/06/2020 às 10h30min

5 investimentos básicos para uma cozinha industrial

A cozinha industrial é, sem dúvida, um espaço de grande importância dentro de um estabelecimento. Seja um restaurante, uma escola ou uma fábrica, a demanda atendida no local é bastante grande e por isso precisa ter uma boa estrutura

Não há dúvidas de que a cozinha é o coração de qualquer estabelecimento de refeições. É nela que cada prato será preparado da melhor forma possível, com os melhores ingredientes e contará com uma qualidade sem igual.

Por isso, montar um restaurante, por exemplo, vai muito além de escolher os modelos de mesas e cadeiras do salão. Ele precisa contar com equipamentos modernos e funcionais para tornar todo o processo de produção muito mais rápido e otimizado. 

Também vale lembrar que cada pessoa que fez o pedido de uma refeição servida pela cozinha industrial espera que ela seja entregue sem demora, o que dependerá necessariamente da capacidade de atendimento do local.

Além disso, considerando a expansão dos restaurantes devido ao crescimento de apps de entrega de refeições, ter uma cozinha industrial bem equipada pode ser a melhor maneira de atender a uma grande demanda de encomendas.

Em uma fábrica, é indispensável que a cozinha conte com todos os equipamentos possíveis e mais modernos, justamente para que ela possa produzir grandes lotes e potencializar os lucros do local, atendendo a pedidos de vários clientes. 

Já dentro de uma escola, é fundamental que existam recursos para a produção de uma grande quantidade de comida em um curto espaço de tempo, já que o intervalo para alimentação dos alunos é sempre feito no mesmo horário, precisando de agilidade.

Sendo assim, é importante entender quais são os investimentos básicos que devem ser feitos na área, de modo que a sua cozinha industrial possa suprir todas as necessidades do seu negócio.

A importância de uma cozinha industrial bem montada

Uma cozinha industrial é um espaço que depende de bons equipamentos para ser completa e bem estruturada. Além disso, ela comporta o preparo dos mais diversos alimentos, que pode variar por uma série de motivos. 

A cozinha de uma escola, por exemplo, possui um cardápio pré-elaborado por nutricionistas, para que os alunos recebam os nutrientes apropriados em cada uma das refeições.

Já em uma fábrica ou restaurante, essa estruturação pode variar conforme o produto comercializado pelo estabelecimento, principalmente se ele for especializado em algum tipo de comida. 

Uma infraestrutura completa engloba uma série de elementos: vai desde uma porta de vidro para cozinha que precisa facilitar a entrada e saída dos profissionais, até uma prateleira que torne os utensílios mais acessíveis durante o preparo das refeições. 

Nesse sentido, uma cozinha industrial bem montada precisa ter:

  • Produtos de qualidade;

  • Utensílios variados;

  • Equipamentos modernos;

  • Movimentação facilitada;

  • Pisos antiderrapantes;

  • Boa circulação de ar;

  • Entre outros pontos.

Nesse sentido, cada componente presente dentro da cozinha industrial é responsável pelo seu funcionamento, permitindo que o estabelecimento atinja um bom potencial na confecção dos alimentos e consiga atender aos clientes de modo eficiente e completo. 

5 investimentos básicos para uma cozinha industrial

A estrutura de uma cozinha industrial é composta de vários níveis. Em se tratando de segurança, é sabido que ela precisa contar com um extintor de incêndio comprar, por exemplo.

Mas como não poderia deixar de ser, os equipamentos utilizados no espaço são fundamentais, permitindo um trabalho ágil e assertivo. 

Por isso, é interessante conhecer quais são os investimentos básicos que você deve fazer na sua cozinha industrial.

01. Fogão industrial

Não dá para imaginar uma cozinha sem um fogão, não é mesmo? Sendo assim, o elemento mais importante e que deve ser escolhido de modo especial é o fogão. 

É fundamental entender quais serão os principais pratos que serão preparados na cozinha, para que se possa escolher o modelo mais adequado. 

Há opções com forno ou sem, com 2, 4 ou 6 bocas, e até mesmo com grelha de inox, que além de facilitar a limpeza após a cocção dos alimentos, ainda confere um design moderno para o equipamento. 

Nesse caso, para uma escolha assertiva, é preciso entender quais serão as demandas do espaço, assim como a quantidade de refeição que deve ser preparada em cada período, possibilitando que o fogão atenda à necessidade do local.

02. Geladeira e freezer

Os equipamentos de refrigeração presentes em uma cozinha industrial também são de suma importância. 

Servem para a armazenagem de grandes quantidades de produtos, além de conservar os já prontos, para que eles possam ser utilizados no preparo dos principais pratos do local. 

Há diferentes tipos de refrigeradores, indo desde equipamentos para o total congelamento de alimentos até geladeiras que mantém baixa a temperatura de alguns produtos.

Para escolher o tamanho ideal, é importante considerar o volume de alimentos que será refrigerado constantemente no estabelecimento, diminuindo assim o prejuízo com desperdício de comida. 

03. Armários e armazenamento

Contar com um armário em aço inox na cozinha industrial é o sonho de muitos profissionais da área. Isso porque o material utilizado para a confecção do móvel é um dos mais fáceis de limpar e manter higienizado. 

Além de auxiliar no armazenamento dos produtos alimentícios e dos utensílios do local, o armário pode ser importante para manter a cozinha sempre bem organizada e bonita. 

Levando em conta que a rotina do local é sempre bastante corrida, um bom posicionamento dos móveis é um ponto essencial para aumentar a produtividade e permitir um deslocamento mais fácil durante o período de trabalho. 

Não à toa, uma solução eficiente para os proprietários de restaurantes, por exemplo, é investir em móveis planejados para cozinha, que ajudam a organizar o espaço e a tornar a estrutura mais funcional.

Além disso, como mencionado, o aço inox pode ser o material mais indicado para as cozinhas industriais, justamente porque a sua superfície pode ser limpa de maneira descomplicada e ele não está sujeito a ferrugens. 

Por isso, recorrer a um planejamento bem montado com os produtos oferecidos por uma loja de móveis planejados pode ser uma solução eficaz para garantir um bom espaço e um aproveitamento interessante dos armários da sua cozinha industrial.

04. Mesas e bancadas

Qualquer cozinheiro sabe da importância de ter superfícies sempre acessíveis durante o seu trabalho. 

É preciso ter um bom suporte para o posicionamento dos ingredientes e utensílios, além de depender de uma boa mesa de inox para realizar a montagem dos pratos de modo mais fácil. 

Escolher as bancadas e superfícies feitas em aço inox segue a mesma linha dos armários: o material é de fácil manutenção e não sofre corrosão, tendo uma boa durabilidade. 

Justamente por isso se torna um investimento importante para qualquer cozinha industrial. 

05. Lava-louça industrial

O trabalho diário dentro de uma cozinha industrial é bastante dinâmico e intenso, de modo que profissionais bem treinados e capacitados fazem toda a diferença para a eficiência na confecção dos alimentos e na preparação dos pratos. 

Assim, não é difícil imaginar que, em um ambiente como esses, a demanda pela lavagem dos utensílios é bastante alta. 

Isso quer dizer que muitas vezes um profissional pode não dar conta da quantidade de pratos e talheres que são utilizados no local e devem estar sempre limpos. 

Nesse sentido, outro investimento de grande relevância é a compra de uma lavadora de louça industrial, que poderá ser indispensável para manter a organização da cozinha, mesmo durante o período de trabalho. 

Além de permitir que todos os profissionais presentes na cozinha possam se concentrar na preparação das refeições, uma lava-louça industrial ainda possui recursos que auxiliam na limpeza das louças de modo mais eficaz. 

Um dos principais é o uso de água quente na lavagem, que remove muito mais facilmente a gordura proveniente dos alimentos. 

Por isso, ter uma lavadora de louças pode ser uma solução bastante eficaz para manter a cozinha industrial limpa e permitir o foco total do cozinheiro na preparação dos alimentos. 

Decoração e limpeza de uma cozinha industrial

Montar uma cozinha industrial completa e bonita é o desejo de muitos empresários, que certamente farão questão de investir em diversos equipamentos que tornem isso possível. 

Desse modo, até mesmo a escolha dos puxadores de armário de cozinha fazem sentido, permitindo uma total harmonização de todos os componentes presentes no local. 

O aço inox é um dos materiais preferidos para cozinhas, mas também é possível apostar em elementos que contribuam para uma boa decoração da área.

Mas de qualquer modo, é fundamental escolher aqueles que facilitem a limpeza, já que essa é uma tarefa tão importante quanto o preparo de bons pratos. 

A higienização diária da cozinha industrial é de grande importância para que o espaço esteja sempre pronto para ser utilizado, garantindo a qualidade e segurança dos pratos que foram feitos ali. 

Por isso, investir na compra de bons equipamentos para a sua cozinha industrial é a maneira mais eficaz de promover um espaço completo e de possibilitar que se sirva as melhores refeições possíveis. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »