28/05/2012 às 23h38min - Atualizada em 28/05/2012 às 23h38min

III Circuito Vozes do Corpo – O centro na periferia

Mostra de dança contemporânea reúne espetáculos, performances e workshops no Capão Redondo, extremo sul de São Paulo Ruas e até o Poupatempo vira palco para espetáculos

Canal Aberto - foto: Vitor Vieira

A dança contemporânea rompe com as molduras clássicas. Não tem técnicas específicas nem um "corpo ideal". Inova nas temáticas e na relação com os espaços e outras artes. Nascida nos anos 60 nos EUA, surge no seguimento da dança moderna, na medida em que pretende também romper com os moldes rígidos da dança clássica. A contemporânea modificou as posições do ballet, tirou as sapatilhas das bailarinas. A essência de ruptura ainda vive na atualidade, porém, com novos desafios. Hoje, ela prova que as barreiras existentes entre o centro e a periferia das cidades também podem ser derrubadas. A ferramenta: ações de intercâmbio cultural que unam “os dois lados da ponte”.

É isso que se vê no III CIRCUITO VOZES DO CORPO, mostra de dança contemporânea que tem realização e apoio do SESCSP, e ocorre entre os dias 05 de junho e 1º de julho de 2012, no Ninho Sansacroma, no bairro do Capão Redondo, bairro paulistano. A maratona cultural inclui 27 companhias de São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além de workshops e debates com profissionais da dança. O projeto tem o apoio do Programa de Ação Cultural – Proac (2011) da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo, Sesc Santo Amaro e organização da Cia. Sansacroma e todas as atividades têm entrada franca.

É o único festival de dança que acontece na periferia. Privilegiamos, e muito, a diversidade estética e regional dos grupos. Trata-se de um evento onde podemos reunir companhias locais e de outras cidades, e perceber como eles se veem juntos na periferia de São Paulo, como eles enxergam juntos o Capão Redondo”, explica Gal Martins, diretora artística do III Circuito Vozes do Corpo. Segundo a diretora, a organização conseguiu duplicar o número de participações em 2012 e a expectativa com o público também aumenta na mesma proporção. “Ano passado tivemos um bom número de público que não era da região do Capão Redondo, e a tendência é que aumente, pois temos companhias importantes do cenário atual participando, além de artistas de outros estados, o que desperta a curiosidade das pessoas em conhecer e prestigiar”, complementa Gal, que destaca grupos provenientes de cidades como Campinas, Araraquara e Itapecerica da Serra, além de ter na programação companhias premiadas como a Fragmentos e a Mariana Muniz.


Ruas e até o Poupatempo vira palco para espetáculos

O III Circuito Vozes do Corpo está dividido em três categorias: Mostra Local, Mostra de Rua e Espetáculos. Na Mostra Local, grupos da região do Capão Redondo e adjacências colocam no palco toda a diversidade de temas e estilos. A Mostra de Rua vai acontecer entre as estações da Linha Lilás do Metrô Capão Redondo e Largo 13, uns dos principais centros comerciais da zona sul de São Paulo. Locais como Poupatempo, Terminal Santo Amaro e o próprio Metrô serão utilizados como espaço para performances. ”Escolhemos estes locais justamente porque as pessoas nunca pensariam em assistir um espetáculo de dança em lugar utilizado para transporte ou de retirada de documentos”, ressalta Gal Martins. A categoria Espetáculos abrange a dança de grupos, solos, duos e trios e vai acontecer nas dependências do Ninho Sansacroma e no SESC Santo Amaro.

O III Circuito Vozes do Corpo receberá também profissionais da dança para workshops e debates, são os Encontros de Formação, em que o objetivo é elevar a formação e qualificação artística. As atividades acontecerão no Ninho Sansacroma e no Sesc Santo Amaro e reunirá alguns nomes como o de Marcos Moraes, que abordará Economia da Dança, Marco Lima, que compartilhará informações sobre Figurinos e Adereços e Celso Nascimento, que desvendará detalhes sobre Trilha Sonora.


PROGRAMAÇÃO

Mostra Interna - Terça-feira, dia 05 de junho de 2012

Dimensão Oculta (Cia. Danças Cláudia de Souza)

Inspirado em idéias e textos do antropólogo americano Edward T. Hall, conhecido por suas pesquisas sobre comunicação intercultural, “Dimensão Oculta” é um trabalho de exploração das relações corporais, sob uma ótica biológica, espaciais e sensoriais.

Horário: 20h Local: Ninho Sansacroma

 

Mostra de Rua - Quarta-feira, 06 de junho de 2012

Instruções para Subir uma escada (Liga da Dança Dura)

Projeto de Residência Artístico realizado na Casa das Caldeiras. Pesquisamos dança contemporânea e humor a partir do conto "Instruções para subir uma escada" de Julio Cortázar, contido no livro Histórias de Cronópios e Famas.

Horário: 17h Local: Terminal Santo Amaro

 

Mostra Espetáculos (Solos, Duos,Trios) – Quarta-feira, 06 de junho de2012

Flex! (de Rogério Salatine)

Na estrutura do solo, a pesquisa foi direcionada para a criação de imagens de tensão e solidão, inspirado pelas leituras dos livros “Amor Líquido” (Jorge Zahar Editor, 2003) e “Vidas Desperdiçadas” (Jorge Zahar Editor, 2004), do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, e em procedimentos de desenhar linhas no espaço, aprisionamentos para o corpo, uma movimentação de choques e tensões, e ainda em busca de uma estética pop.

Horário: 20h Local: Ninho Sansacroma

 

Mostra Espetáculos (Solos, Duos,Trios) – Quarta-feira, 06 de junho de 2012

Influxos (da Cia. Nósláemcasa)

O espetáculo propõe um diálogo em que bailarina e músico constroem a dramaturgia pela conexão entre o movimento dançado, o movimento sonoro, o movimento luminoso, e a plasticidade sonora /cenográfica, considerando a permeabilidade, a interpenetração e a inter-relação de uma potencialidade em outra.

Horário: 20h30 Local: Ninho Sansacroma

 

Mostra Local - Quinta-feira, 07 de junho de 2012

Não dá Pé (da Cia. de Emergência)

Horário: 20h Local: Ninho Sansacroma

 

Mostra de Rua – Sexta-feira, 08 de junho de 2012

Travèssa (Núcleo de Garagem)

Este é um projeto de residência continuada do Núcleo de Garagem. Atualmente residindo na garagem de um de seus integrantes, é neste espaço que estamos desenvolvendo processualmente nossa habitação poética. Travèssa foi realizado em três lugares de São Paulo: Garagem de residência do grupo, Museu de Arte de São Paulo - MASP e Escadaria do Beco Tim Maia na Vila Madalena.

Horário: 17h Local: Poupatempo Santo Amaro

 

Mostra Espetáculo (Solos, Duos, Trios) – Sexta-feira, 08 de junho de 2012

Viral (do Grupo Gestus)

“Viral”, do coreógrafo Mario Nascimento, aborda processos mnemônicos – aqueles que auxiliam na memorização e que são tratados como processos contaminatórios de movimentos de outro bailarino. O que a memória seleciona é um dos fios condutores de Viral. Como nos contaminamos com as ideias dos outros? Como passamos isso adiante? Como mudamos os percursos? Quando a contaminação cessa? Questões como estas atravessam a cena e se evidenciam na construção coreográfica do grupo.

Horário: 20h Local: Ninho Sansacroma

 

Mostra de Rua – Sábado, 09 de junho de 2012

Bolero de 4 (de João Rafael)

Como unir a prática esportiva com a dança contemporânea? Uma mistura inusitada, que para alguns pode parecer insustentável, mas que resultou no solo Bolero de 4. O intérprete-criador João Rafael Neto elabora uma performance com sua bicicleta BMX, desenvolvendo uma linguagem própria, que desloca o esporte para o ambiente artístico e vice-versa. João Rafael pesquisa o hibridismo entre as técnicas de movimento, as novas tecnologias e os esportes urbanos, pilares para a sua criação coreográfica

Horário: 16h Local: Metrô Capão Redondo

 

Mostra Interna – Sábado, 09 de junho de 2012

Salão e Das Oito (da Cia. Fawask)

Espetáculo de dança composto por duas peças que tratam de temas distintos. Salão tem referências do filme Le Bal, de Ettore Scola e trata sobre as relações entre dois casais num ambiente que remete a um antigo salão de baile. Das Oito é construído a partir de imagens e símbolos que representam aspectos da atual condição da mulher na sociedade. O espetáculo, com duração aproximada de 55min, aborda questões humanas essenciais, revelando através da linguagem do movimento esses dois universos.

Horário: 20h Local: Ninho Sansacroma

 

Mostra Interna – Domingo, 10 de junho de 2012

Nuvens Insetos (Cia. Fragmento de Dança)

Durante o processo criativo foram utilizados diversos fragmentos de cartas famosas como as de Frida Kahlo e Kurt Coubain, além de cartas coletadas durante a temporada de outro espetáculo da companhia em 2011, onde surgiram conteúdos de confissões, relações de intimidade, despedidas, solidão e ausência.

Horário: 19h Local: Ninho Sansacroma

 

 

 

 

Serviço

Ninho Sansacroma: Rua Dr. Luís da Fonseca, 248 – Parque Maria Helena – Capão Redondo (100mts do Metrô Capão) Tel de informações: 011 5511-0055

 

Poupatempo Santo Amaro: Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de maio)

Terminal Santo Amaro - Avenida Padre José Maria, 400, Santo Amaro, São Paulo, SP

 

Metrô Capão Redondo - Av. Carlos Caldeira Filho, 4261, São Paulo, SP


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »