16/06/2020 às 15h34min - Atualizada em 17/06/2020 às 15h52min

Dia Nacional do Químico: saiba mais sobre o mercado e os desafios da profissão

O papel do químico, muitas vezes desconhecido por parte da população, abrange um amplo leque de atividades. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Química, o setor químico brasileiro é responsável por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial nacional, empregando 2 milhões de pessoas, entre empregos diretos e indiretos. Nesta quinta-feira, 18 de junho, é comemorado o Dia Nacional do Químico, data que tem entre os objetivos ressaltar o comprometimento e responsabilidade desses profissionais – especialmente a atuação na área da saúde, tendo em vista a contribuição no combate ao coronavírus.
 
A professora da Faculdade Pitágoras, unidade Antônio Carlos, Daniela Bucinni Pena, doutora em Química, explica que tudo no universo é constituído da menor partícula existente, o átomo, e é a partir dela que se originam todos os demais processos que envolvam a vida. “Não existe nada no universo que não seja químico. Por esse motivo, o papel deste profissional junto aos demais pesquisadores é fundamental para o combate ao coronavírus. Nos laboratórios, nas indústrias, nos centros de pesquisa, os profissionais da Química estão na linha de frente do combate à Covid-19, em atividades que vão desde a investigação sobre o vírus e terapias até a fabricação de produtos, passando pelo desenvolvimento de novas técnicas e controle de qualidade”, complementa.
 
A atuação do químico está relacionada diretamente ao bem-estar da sociedade, já que possui um amplo mercado que vai desde a área industrial, consultoria, educação, desenvolvimento de materiais, melhoramento tecnológico e pesquisa. Apesar deste amplo escopo de trabalho, a especialista comenta que o local onde o profissional reside também faz diferença. “Nas grandes metrópoles existem amplas áreas industriais, de desenvolvimento tecnológico, ofertando mais oportunidades. Já os profissionais que residem em regiões com pouca indústria, a área de educação é uma das melhores opções”, afirma.
 
“Os químicos atuam ativamente no progresso no país, melhorando a qualidade dos produtos nacionais. Estes profissionais, por meio da química, pesquisam e encontram soluções de problemas tecnológicos, bem como impulsionam os centros de pesquisas químicas e acadêmicas”, afirma a professora Daniela Bucinni Pena. Para quem pretende seguir a carreira em uma das diversas áreas de atuação, vale reforçar que um dos maiores desafios da profissão, principalmente com a pandemia, é a vertente tecnológica das operações, a chamada Indústria Química 4.0, bem como a capacitação profissional. “É importante lembrar que nos dias atuais, em que o mercado de trabalho passa por um processo de turbulência e constante transformação, as competências técnicas se tornam cada vez mais importantes. Por isso, além da graduação, outras formas de educação continuada, como cursos e especializações, são indispensáveis para o profissional da área”, conclui.

Sobre a Faculdade Pitágoras
 
Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.
 
Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. 
 
A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.faculdadepitagoras.com.br
 
Sobre a Kroton
A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e 846 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.
Contatos para a imprensa:
Junia Ramos (31) 99382-0061
Weber Shandwick
http://www.webershandwick.com.br/
Twitter / Facebook / Youtube:
PABX: (11) 3027.0200
Junia Ramos- JRamos@webershandwick.com.br
Alice Zeitune – azeitune@webershandwick.com
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »