10/06/2020 às 13h47min - Atualizada em 10/06/2020 às 17h45min

6 dicas para cultivar uma horta na sua cozinha

Quem tem uma horta na cozinha está sempre em contato com alimentos frescos e saudáveis. Por isso, a comida é muito mais saborosa e bem temperada.

Apesar de não parecer, mesmo quem mora em apartamento pode cultivar uma horta - e a cozinha é o melhor espaço para isso. Dessa forma, vários condimentos e até algumas verduras estarão sempre prontas para consumo.

De que maneira fazer isso? Neste artigo, vamos falar sobre por que devemos ter uma horta na cozinha, além de dar algumas dicas para você fazer isso de um jeito mais fácil.

Por que ter uma horta na cozinha?

Quando falamos em horta, as primeiras coisas que vêm à mente das pessoas são grandes espaços com uma variedade de plantações. Realmente, a maioria é assim, mas também existem outros tipos.

Um exemplo disso são as pessoas que vivem em imóveis menores, como os apartamentos, e mesmo assim desejam cultivar parte do que consomem. 

Por isso, optam por fazer uma pequena horta na cozinha, que traz benefícios como:

  • Mais sabor aos alimentos;

  • Alimentos sem agrotóxico;

  • Economia no supermercado;

  • Melhoria da alimentação;

  • Menos desperdício.

Muita gente acha que é impossível cultivar alimentos em casa, usando um espaço restrito ou menor, como a cozinha, mas não é.

Com material para fazer jardim vertical é perfeitamente possível. Além disso, o cultivo dos próprios alimentos traz outro benefício, o desenvolvimento da paciência.

Dicas para cultivar uma hortinha

Existem algumas dicas que você pode seguir para cultivar melhor a sua horta em casa. Algumas delas são:

1.    Uso de adubo orgânico

O adubo orgânico é importante para o crescimento e a qualidade de cada item. Proprietários de grandes plantações podem contar com empresas de gerenciamento de resíduos sólidos.             

Já quem tem uma pequena horta na cozinha não precisa, basta ter um recipiente com furos embaixo, misturar folhas secas, terra, serragem ou jornal a outros itens como grama, frutas, vegetais, etc. É essa mistura que se transformará em adubo.

2.    Optar por hortas verticais

Com a horta vertical não é preciso um canteiro de terra. Nela, é possível cultivar hortaliças em ambientes como varandas de apartamentos, pequenos quintais e, claro, na cozinha.

 Apesar de não precisar de canteiro, esse tipo de horta não dispensa o uso de terra.

3.    Escolher um local estratégico

Quando fazemos uma plantação em um lugar comum, escolhemos espaços com boa iluminação e onde as plantas possam estar em contato com o clima.

Para ter uma horta em casa não é diferente. O lugar deve ter boa incidência de sol e, se possível, de chuva, como próximo a janela. Isso vai fazer com que os itens cresçam mais saudáveis.

4.    Escolha de suportes

Existem estruturas apropriadas para fazer uma horta na cozinha, mas você também pode plantar cada item em um vaso e usar uma estante para organizar.

Uma dica é procurar uma loja de móveis planejados para cozinha. Lá você encontrará tanto o suporte quanto a estante, ficando mais fácil determinar a melhor opção para o seu espaço.

5.    Etiquetar os recipientes

É claro que dentro de uma cozinha não dá para fazer uma grande plantação, mas mesmo que sejam apenas três vasinhos, eles precisam de identificação.

É dessa maneira que você vai conseguir identificar os condimentos e utilizá-los de maneira mais prática no dia a dia. Uma boa dica para isso é usar etiquetas adesivas personalizadas.

6.    Adequar ao estilo da cozinha

A última dica é para que, além de você ter acesso a uma alimentação mais saudável plantando em casa, você ainda tenha um espaço bonito e bem decorado.

Não é porque você está fazendo uma horta que o espaço precisa destoar do restante da sua cozinha. 

Tente harmonizá-lo com o restante dos móveis para um ambiente saudável e confortável ao mesmo tempo.

Se os condimentos farão parte do seu dia a dia, integre o ambiente onde eles estão. Isso com certeza vai ajudar a aflorar a criatividade na hora de cozinhar.

Conclusão

Ter uma horta em casa é tão importante que cada vez mais pessoas estão aderindo esse hábito. São pequenos cultivos que fazem muita diferença para a saúde e também para o bolso.

Quem planta alimentos em casa tem acesso a uma qualidade de vida muito melhor. 

Então, agora que você já sabe que pode fazer isso dentro da sua própria cozinha, não tem mais desculpas para não criar a sua própria hortinha. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »