29/05/2014 às 11h09min - Atualizada em 29/05/2014 às 03h51min

Casa de eficiência energética da Basf já recebeu mais de 3,5 mil pessoas

A visita é gratuita e monitorada e deve ser agendada com antecedência pelo e-mail casae@basf.com.

Imprensa CasaE

A CasaE, Casa de Eficiência Energética da BASF, recebeu mais de 3,5 mil visitantes desde que foi aberta ao público em setembro de 2013. A residência, de cerca de 400 metros quadrados, construída na zona Sul de São Paulo, reúne tecnologias inovadoras e sustentáveis, capazes de reduzir em até 70% o gasto de energia de uma casa.

O objetivo do projeto é apresentar alternativas ao mercado de construção, já que o método construtivo atual consome 40% da energia global e contribui em 30% com a emissão global de gases de efeito estufa. Além disso, hoje o concreto é o segundo material mais utilizado numa obra tradicional, depois da água. "A indústria química tem um papel importante no desenvolvimento de produtos inovadores e que contribuam de forma positiva com a sustentabilidade do planeta. A CasaE é a materialização de algumas iniciativas já desenvolvidas", ressalta Flávia Tozatto, gerente de Sustentabilidade da BASF.

A unidade brasileira da CasaE é a décima construída pela BASF no mundo, mas a primeira especialmente projetada para o clima tropical. Ao todo, mais de 30 inovações fazem parte do projeto, como as paredes erguidas com blocos de poliestireno expandido, popularmente conhecidos por isopor, que proporcionam isolamento térmico e acústico.

As tintas com pigmentos especiais que refletem o calor do sol e as microcápsulas na argamassa que atuam no controle da temperatura do ambiente, reduzindo o uso de ar condicionado, são outros exemplos. Os pisos drenantes das calçadas evitam enchentes e garantem o reaproveitamento da água.

O paisagismo também é diferenciado e conta com 35 espécies nativas da cidade de São Paulo antes da urbanização, algumas inclusive em extinção.

O espaço está aberto para visitação e recebe estudantes, profissionais e pessoas interessadas em construção e sustentabilidade. A visita é gratuita e monitorada e deve ser agendada com antecedência pelo e-mail casae@basf.com.

 

Sobre a CasaE

A CasaE é a primeira Casa de Eficiência Energética da BASF no Brasil e a 10ª unidade da empresa no mundo. O projeto recebeu soluções inovadoras desenvolvidas pela BASF e pelos parceiros envolvidos com o objetivo de reduzir o consumo de energia e a emissão de CO2.

O sistema construtivo utilizado para as paredes, foi o Sistema ICF – Insulated Concrete Formwork – blocos feito com Neopor® - poliestireno expandido. Esta inovação, além de tornar a obra mais rápida e limpa, é responsável por um isolamento térmico eficiente. A estimativa de economia de toda a energia necessária é de cerca de 70%.

A BASF tem entre seus pilares a construção sustentável e oferece soluções voltadas à eficiência energética, além de materiais de alto desempenho, design e decoração. São plásticos, poliuretano, produtos químicos para construção, tintas, vernizes e pigmentos de última geração. Todos esses materiais foram aplicados na CasaE com o objetivo de mostrar ao mercado de construção o que existe de mais moderno em termos de obra de eficiência energética.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »