28/05/2020 às 16h36min - Atualizada em 28/05/2020 às 17h23min

Os ensinamentos indispensáveis para as crianças em tempos de coronavírus

A pandemia do coronavírus mudou a realidade de pessoas de todas as idades. Um exemplo é que crianças têm passado por um período de rotinas em casa, no qual os pais têm que se virar para educá-los e distraí-los. Como shoppings, parques e escolas estão fechadas, os mais novos tendem a ficar entediados se não são introduzidos a atividades no dia a dia. 

 

Além disso, é necessário juntar as prioridades nesse período para que os pais consigam dar conta da educação dos filhos, conciliando-a com diversão. Mesmo assim, muitos dos mais novos estão aprendendo outras formas de educação e lidando de maneira madura com as mudanças.

 

Enquanto os pais têm a difícil tarefa de educar os filhos e ensiná-los como um professor, alguns ensinamentos podem ser repassados em casa, trazendo muitos benefícios aos mais novos. Ter paciência e colocar esses ensinamentos em prática, garante uma educação exemplar. 

Aprendizados que o coronavírus trouxe 

Apesar de todos os problemas causados pela doença, o coronavírus proporcionou uma série de experiências de vida convincentes as nossas crianças e aos jovens, que nenhuma lição em sala de aula pode igualar. Principalmente, porque, em vez de ler sobre acontecimentos históricos significativos que moldaram nosso mundo, as crianças experimentaram esse evento em primeira mão.

 

Eles viram como o mundo reagiu à pandemia e observaram países recuarem com suas fronteiras fechadas. Também experimentaram o poder do Estado e sua capacidade, quando as circunstâncias o exigiram, de restringir muitas de nossas liberdades básicas.

 

E o mais importante: eles também testemunharam o poder da ação coletiva e viram o que pode ser alcançado quando as comunidades trabalham juntas e fazem sacrifícios para superar as adversidades.

 

A crise da COVID-19 nos deu um lembrete poderoso de como nossas vidas estão entrelaçadas e como nossas ações afetam os outros. E em uma escala menor, as crianças terão observado como seus pais respondem a esses tempos notáveis.

COVID-19 e ensinamentos domésticos

Devido à rotina, muitas crianças se juntaram às mães e aos pais na cozinha para preparar uma refeição ou ajudar nas tarefas domésticas. Cada experiência é uma lição potencialmente valiosa na vida real.

Em algumas ocasiões, os adolescentes se envolveram no papel de professor, ajudando um irmão mais novo com seu trabalho escolar ou os pais menos entendidos em tecnologia a permanecerem conectados à família por meio das mídias sociais.

Além disso, os pais sempre alertaram os filhos sobre bactérias que podem ir para o corpo se elas não lavam as mãos. Neste período de pandemia, as crianças tiveram essa certeza e, inclusive, aprenderam como funciona o contágio e a transferência de um vírus. 

Todos os acontecimentos deste ano, até agora, foram propícios para o aprendizado de crianças e adolescentes. O conselho, neste caso, é mostrar tudo que a doença pode causar e o que ela trouxe de novo para a vida de cada um. Assim, as memórias não serão só de um tempo ruim. 

Distrações que proporcionam ensinamentos 

Apesar de todas as atividades em que os pais estão desempenhados a realizar, há aqueles dias em que não há nada para fazer e a criança demonstra estar pacata, entediada e até um pouco deprimida. Para isso, foque em alguns ensinamentos que podem ajudar tanto neste período, como, também, quando tudo “voltar ao normal”. 

Um exemplo de ótimos ensinamentos é focar em oferecer bons livros para as crianças. A leitura é benéfica para pessoas de todas as faixas etárias, mas é essencial para o público infantil, pois desenvolve e fortalece vocabulário, inteligência social e emocional, curiosidade, memória, concentração e função cerebral.

Também explore aplicativos educacionais para ajudar os mais novos a aprender. Nesse caso, porém, é importante estabelecer um horário e uma rotina diária a fim de equilibrar responsabilidades.

Ajudar as crianças a entenderem suas emoções e como gerenciá-las também é extremamente importante durante esse estranho período. Portanto, converse sempre a respeito de seus sentimentos e tente ser o mais compreensível possível.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »