28/05/2020 às 16h46min - Atualizada em 28/05/2020 às 17h23min

Cama e sofá são os lugares preferidos dos ácaros; veja como controlar a situação

Os ácaros gostam de se proliferar nos ambientes e adoram camas e sofás. Não é possível enxergá-los — isso é feito com microscópio, pois são minúsculos. No entanto, são eles os maiores responsáveis pelas doenças respiratórias, como rinite e asma.

 

As medidas para combatê-los em seus lugares preferidos são bem simples. Trocar a roupa de cama, usar o aspirador e passar soluções caseiras são algumas formas que ajudam bastante, eliminando quase completamente a proliferação de ácaros.

 

Aqui, você vai aprender algumas maneiras fáceis e baratas para combater os ácaros, principalmente, nas camas e nos sofás.

Colchão

Começando pelo colchão, a limpeza inicial deve ser feita com um aspirador por toda a extensão dele. Depois, aplique 200 ml de vinagre branco com a mesma quantidade de álcool, ou com 4 litros de água, em um pulverizador. Isso pode ser feito a cada 6 meses para não acumular muitos ácaros.

 

A aspiração tradicional pode ser feita e o recomendado é que aconteça toda semana. Bicarbonato de sódio também pode ser pulverizado para remover cheiros desagradáveis. Em seguida, aspire o colchão para remover as impurezas.

Roupas de cama

Os ácaros se proliferam em lugares úmidos, com pouca luz, calor e presença de células mortas. Ou seja, quando dormimos no escuro e suamos, estamos favorecendo essa proliferação. Por isso, as roupas de cama precisam ser trocadas semanalmente. Durante época de calor, a troca pode ser ainda mais frequente.

 

Os edredons e os cobertores podem ser lavados no fim de cada estação do ano. Para quem tem alergia, é melhor evitar cobertor por favorecer a proliferação dos ácaros. 

 

Por fim, troque os travesseiros a cada dois anos. Se puder virar o colchão a cada seis meses, vai ser ainda melhor. Há protetores de colchões que ajudam a diminuir o problema dos ácaros, mas não acabam com eles. 

Sofás 

A aspiração também precisa ser feita em sofás uma vez por semana. Evite usar mantas ou capas, pois podem piorar a proliferação de ácaros. No caso desse móvel, utilizar vinagre não é mais recomendado, visto que existem vários tipos de tecidos e a mistura caseira pode causar manchas.

 

Para uma limpeza mais profunda, contrate um profissional que irá utilizar produtos químicos específicos. No mais, a aspiração e a ventilação da casa já ajudam a combater os ácaros. 

Outros ambientes

Se na sua casa tem carpete, o cuidado deve ser redobrado, pois, ele é um dos lugares preferidos dos ácaros. Uma das soluções é removê-lo e deixar o piso comum, mais fácil de limpar. Você também pode aspirar o carpete diariamente.

 

Na sala, os ácaros também gostam das cortinas. Se forem de tecido leve, elas devem ser lavadas a cada 15 dias. Caso sejam grossas, use o aspire-as também. Almofadas e tapetes merecem uma aspirada semanal. Nos móveis, use um pano úmido para limpá-los semanalmente.

 

Na cozinha, troque todos os panos que forem possíveis trocar uma vez por semana. Qualquer tipo de tecido é favorável para que os ácaros fiquem e se multipliquem. Tudo que estiver sujo deve ser substituído!

 

Por fim, no banheiro, a atenção vai para as toalhas de corpo e de rosto. Além de serem trocadas regularmente, com uma frequência semanal ou quinzenal, elas precisam secar bem. Lembre-se que tecidos úmidos são favoráveis para que os ácaros se proliferem. A melhor alternativa é deixá-las expostas ao Sol.

 

Essas são algumas dicas que ajudam a combater os ácaros nos ambientes. A aspiração é a maior aliada nessa tarefa, mesmo se usar a solução caseira. Tudo deve ser aspirado, principalmente, tecidos, sofás e camas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »