27/05/2020 às 16h14min - Atualizada em 27/05/2020 às 18h55min

Como se manter saudável sem poder ir à academia

A pandemia do coronavírus mudou a forma como o mundo vivencia o cotidiano. Antes, todos podiam ir à academia ou aos clubes esportivos, fazer caminhadas e exercícios em parques. Com o distanciamento social, é imprescindível manter a distância e tomar cuidados higiênicos. 

 

No entanto, pensar em alternativas que garantem a saúde do nosso corpo é um passo importante e muito necessário nesse período. Por exemplo, fazer exercícios, seguindo orientações de personal trainer no YouTube, e comprar comidas prontas, com baixa gordura, sódio e conservantes, já são passos a fim de ter uma ótima saúde. 

Importância de manter uma rotina saudável 

O exercício frequente pode ajudar a impedir o ganho excessivo de calorias ou a manter o peso regular, pois, quando você pratica atividade física, queima gorduras. Quanto mais intensa a atividade, mais calorias serão gastas. 

 

Exercícios constantes também previnem enfermidades como o colesterol e a pressão alta, além de manterem o sangue fluindo sem problemas, o que diminui o risco de doenças cardiovasculares. 

 

Fora os riscos citados, uma rotina saudável ajuda a evitar depressão, ansiedade, diabetes, artrite, derrame e até melhora a função cognitiva.

 

Precisa de um suporte emocional? E de um desabafo após um dia estressante? Uma sessão de ginástica pode ajudar. A atividade física impulsiona uma porção de substâncias químicas cerebrais que podem te deixar mais feliz, relaxado e menos ansioso.

 

Está sem fôlego para as compras de supermercado ou as tarefas domésticas? A atividade física regular pode aprimorar a força de sua musculatura e a sua resistência. 

 

Aliás, o exercício fornece oxigênio e nutrientes aos tecidos e ajuda o sistema cardiovascular a funcionar com mais eficiência. Quando a saúde de órgãos como o coração e os pulmões está boa, há energia para lidar com as tarefas diárias.

 

Caso você tenha problemas com insônia, uma rotina saudável pode te ajudar a dormir melhor e ter um sono mais profundo. Ela também aumenta a libido e homens têm menos chances de desenvolver disfunção erétil. 

 

Ou seja, manter uma rotina saudável com auxílio de exercícios físicos melhora completamente a qualidade de vida. Então, não deixe de cumpri-la mesmo em quarentena.

Exercícios para fazer fora da academia 

Considerando todas as dificuldades atuais para fazer exercício em ambientes externos, experimente as possibilidades dentro de sua casa. Para isso, abuse dos móveis que tem dentro da residência e veja algumas orientações de personal trainers no YouTube.

Use a criatividade na hora de fazer exercícios 

Seja criativo — isso pode ser realmente muito divertido. Pense nos itens da casa que pesam mais de um quilo, mas são fáceis de segurar e use-os como pesos, fazendo agachamentos. Você também pode utilizar móveis como equipamento para exercícios, como, por exemplo, cadeiras encostadas em uma parede.

 

Sua casa tem escadas? Se a resposta for positiva, elas podem ser grandes aliadas na busca por uma rotina saudável. Para isso, estabeleça uma meta diária — suba e desça, no mínimo, dez vezes. Conforme a resistência for aumentando, amplie esta média. 

 

Se estiver muito ocupado com o home office, levante-se e ande pela casa enquanto lê e responde e-mails e outras mensagens no seu laptop ou telefone. Durante as chamadas em conferência, levante-se e ande de um lado para o outro ou fique sentado e faça levantamentos de pernas, joelhos e flexões de dedos. 

 

Caso não tiver escadas nem muito espaço aberto, poderá fazer polichinelos, caminhar ou correr pelo local. Tente seguir em frente por, pelo menos, dez minutos. Ligar o rádio e dançar também é uma ótima opção.

 

Use pesos de mão ou pegue um objeto, como uma lata de sopa ou um jarro de água. Dobre os cotovelos para levar a mão no nível dos ombros. Repita de 10 a 12 vezes ou até não conseguir mais.

Faça agachamentos ao limpar armários ou brincar com seus filhos. Contudo, certifique-se de dobrar os joelhos e manter as costas retas. Se você tem acesso à Internet, verifique se há sessões de exercícios em transmissão ao vivo ou desafios de atividades nos quais você pode participar.

Tenha uma rotina alimentar saudável

Comer refeições saudáveis ​​em casa ajuda a reduzir a gordura, o sal e o açúcar e você ainda economiza dinheiro. Portanto, considere a oportunidade de experimentar maneiras novas e nutritivas ​​de cozinhar e  degustar.

 

Também resista à vontade de fazer um lanche durante o dia. Se você estiver trabalhando em casa, fique em uma sala que não esteja perto da cozinha. Caso você coma durante o dia, escolha algo saudável, como frutas frescas ou castanhas.

 

Está pensando em pedir delivery? Existem diversos restaurantes de comidas saudáveis que ajudam, inclusive, a melhorar a saúde. Portanto, filtre opções no app de entrega e veja qual te agrada mais. 

Mantenha-se sempre hidratado

A ingestão adequada de água e líquidos ajuda a fortalecer o seu corpo e a capacidade de combater vírus e infecções. Entretanto, distrações domésticas inevitáveis ​​podem atrapalhar o processo de garantir que você esteja bebendo o suficiente. 

 

Por isso, monitore a ingestão de líquidos por meio de vários aplicativos disponíveis,  beba um copo de água antes de cada refeição, adicione sabor natural ao líquido por meio da infusão de frutas e substitua outras bebidas, como refrigerante ou café, por água com gás.

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