19/05/2020 às 11h11min - Atualizada em 19/05/2020 às 14h42min

5 museus paulistas que você deveria conhecer — agora, on-line e de graça

A pandemia global da COVID-19 é considerada a maior dos últimos 100 anos. Em praticamente todos os países do mundo, existem milhares de infectados com o agente causador da enfermidade, o coronavírus. Por ser de fácil contágio direto entre uma pessoa doente e outra saudável, uma das medidas preventivas mais eficientes é o  isolamento social.
 
Ou seja, é extremamente recomendado ficar em casa, a todos que puderem, e evitar o contato com qualquer pessoa que não viva na mesma residência. Essa medida tem motivado diversos serviços presenciais a repensarem seu formato. Já existem opções diversas tanto para quem quer se divertir quanto para quem busca conhecimento e cultura.
 
Alguns casos combinam as duas opções. A exemplo, museus do mundo todo têm oferecido acesso à documentação de seu acervo e até exposições montadas de forma on-line. No Brasil, muitas instituições museológicas têm aderido a esse formato.
 
Há, inclusive, quem defenda que esse acesso digital deveria ser mantido mesmo depois da pandemia. Isso porque o acesso on-line e gratuito à arte seria mais democrático. Enquanto não se sabe o que vai acontecer nos meses pós-quarentena, separamos cinco museus paulistas para você visitar de sua casa. Confira nossa lista:
 
Pinacoteca
A Pina, como é carinhosamente chamada, é um dos mais importantes museus da cidade de São Paulo. A Pinacoteca fica no coração da capital paulista, em frente à famosa Estação da Luz, e é um passeio imperdível para quem visita a cidade.
 
Na situação atual, contudo, também é possível ter acesso a grande parte das obras do acervo. Por meio da plataforma Arts and Culture, do Google, o visitante tem acesso a uma espécie de tour virtual por praticamente todo o espaço.
 
MASP
Considerado por muitos o mais importante museu do país, o MASP é, provavelmente, um dos mais famosos internacionalmente. Seja por sua arquitetura ou seu acervo incrível, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand é destaque na agenda cultural de quem se interessa por manifestações estéticas.
 
A boa notícia é que, assim como a Pinacoteca, também é possível fazer um tour virtual pelo MASP por meio da Arts and Culture. Destaque para a sala com pinturas e esculturas importantes, acervo do museu, todas acopladas a estruturas de vidro.
 
MIS
O Museu da Imagem e do Som já lida com questões do mundo digital bem antes da pandemia. Porém, em atenção ao isolamento social, a instituição passou a oferecer não só visitas on-line a exposições como também cursos e bate-papo. Com uma programação intensa que se renova a cada semana, é importante ficar de olho no site para se manter informado.
 
Museu do Café
Dedicado a história do grão queridinho dos brasileiros, o Museu do Café também disponibilizou as três exposições que estavam em cartaz no espaço para a visita remota digital. Localizada na cidade Santos, onde um dia já foi a Bolsa Oficial do Café, a instituição tem um importante papel na preservação da história da construção do país pós-colonialismo.
 
Museu Casa Portinari
Localizada na casa onde nasceu o renomado pintor Cândido Portinari, a instituição oferece tours on-line por todo espaço do museu. Dá, inclusive, para passear pelos famosos jardins. Além das obras do artista, objetos pessoais também podem ser visualizados na visita remota.
 
A Casa Portinari fica no interior de São Paulo, na cidade de Brodowski, entre Ribeirão Preto e Batatais. Visitar o museu on-line, agora, também pode ser um bom incentivo para se começar a fazer planos de visitar o local quando a pandemia chegar ao fim. Até lá, o ideal é ficar em casa e aproveitar as visitas remotas disponíveis para que a saúde de todos seja preservada.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »