18/05/2020 às 10h53min - Atualizada em 18/05/2020 às 13h12min

Covid-19 e sua importância para o empreendedorismo digital

Em 2020 um evento completamente inesperado ocorreu, e é provavelmente a maior tragédia na história da humanidade desde a segunda grande guerra.

Eventos como esses costumam acelerar processos que em anos normais levariam 20 ou 30 anos para que alcançassem determinados estágios, e acabam durante esses eventos levando 2 ou 3 anos. Na crise do Covid-19 ocorreu uma mudança radical no comportamento de toda sociedade, e das formas de empreendedorismo; além das vacinas, que comumente levavam décadas para serem produzidas, e agora têm expectativas de 1 a 3 anos para ficarem prontas.

As grandes guerras tornaram viável a aviação, aceleraram todas as indústrias de transportes basicamente, na segunda guerra, o exercito norte americano criou a internet, entre tantos outros pontos que foram modificados.
 
O empreendedorismo em outro caminho por causa do Covid-19
O mundo digital para muitos empresários era visto como uma evolução, basicamente uma segunda faze. Primeiro se estabelecia, e depois pensava nas plataformas digitais, assim muitos empreendedores pensavam. Um empresário que, por exemplo, se você trabalha com reforma de apartamentos, não conseguia entender a necessidade da presença de sua empresa nas plataformas, atualmente alguns estúdios de arquitetura e designer de arquitetura conseguem entender a necessidade de chegar aos seus clientes através dos meios digitais.

Essa é uma das maiores mudanças provocadas pelo Covid-19; basicamente quem não tinha sua presença no mundo digital, passou a ser invisível e foi excluído. Ao passo que houve uma grande corrida por parte das empresas e profissionais para conseguirem migrar para as plataformas digitais, ou aumentarem a sua capacidade.
 
Covid-19 e o empreendedorismo digital na visão dos profissionais do marketing
O marketing digital vem crescendo muito nos últimos anos, e aos poucos passa a ser a principal ferramenta de muitas empresas, que veem no meio digital uma forma menos custosa de divulgação e mais segmentada do que veículos como a TV tradicional.

O marketing digital foi uma área que sofreu um grande impacto positivo, pois a sua demanda cresceu de forma abrupta. De uma hora para outra, milhões de empreendedores e profissionais buscavam pelos serviços de TI, programadores, redatores, entre outros profissionais.

Mas nem tudo é flor, ao passo que a demanda cresceu, também cresceram as dificuldades por parte daqueles que buscavam os serviços digitais, que em muitos momentos eram profissionais buscando desesperados por uma plataforma digital para expor os seus produtos sem que tivessem uma mínima ideia dos custos, da demora, e de tudo que envolve a manutenção de um site, ou a programação de um aplicativo, por exemplo.
 
Encontre o seu diferencial e empreenda mesmo com o Covid-19
Esse um ponto que você precisa entender, se há uma dificuldade, há também uma oportunidade de oferecer facilidade; se há um problema, há também a oportunidade de oferecer a solução. 

Ou seja, em meio à crise, identifique a forma como você pode agregar valor, faça uma diferença, gere valor, gere solução, facilidade, e não tenha medo de empreender, pois você pode estar perdendo grandes oportunidades.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »