23/04/2020 às 14h00min - Atualizada em 24/04/2020 às 16h06min

‘Zona Sul é um universo’: saiba por que Criolo tinha razão em sua referência a essa região paulista

O Brasil é um país marcado pela sua variedade e riqueza cultural. Isso é o que torna São Paulo mais do que uma simples cidade grande como qualquer outra capital. As dimensões da região paulistana vão além da geografia. 

 

Na cidade São Paulo, tudo tem proporções enormes. A maior urbanização do Brasil, além de ser o centro financeiro do país, está entre uma das mais populosas do mundo. Isso faz com que, ainda que seja dividida em cinco regiões, continue sendo muito grande. Muitas vezes, cada um delas é maior que localidades do interior do estado. 

São Paulo: dois extremos

Sendo cenário, palco e inspiração da expressão cultural de muitos artistas, vários rappers cantam sobre a selva de pedra paulistana. Criolo, nascido em São Paulo, é um desses artistas que, em sua música Grajauex, single lançado no fim de 2010, retrata a realidade de uma das grandes regiões da cidade. 

 

Grajaú é um bairro que pertence à zona Sul de São Paulo e tem uma das cinco maiores taxa de crescimento da cidade. Além de ser o distrito mais populoso, é o que possui maior número de pessoas vivendo em favelas. Existem cerca de 170 comunidades e mais de 50 mil habitantes vivendo em barracos e casas de alvenaria. 

 

Além disso, a zona Sul também é retratada por outros rappers paulistanos, entre os mais conhecidos estão os Racionais MCs. Isso se deve às estatísticas que refletem dados tristes para as pessoas que moram no extremo Sul: por exemplo, a taxa de mortalidade infantil na zona Oeste é 23 vezes menor que no Marsilac, área sulista.

 

Entretanto, a zona Sul também abriga os bairros mais caros da cidade. O contraste entre regiões do Centro-Sul e extremo Sul é gritante. Moema e Vila Nova Conceição são exemplos que abrigam os imóveis mais caros da cidade de São Paulo.

 

No Centro-Sul, a realidade já é bem diferente e você tem acesso a todos os benefícios e conforto que o dinheiro pode comprar: tem metrô e outras opções de transporte público, supermercados, hospitais, lazer e diversão 24h por dia, além de estar, claro, próximo ao Centro da cidade, evitando excesso de trânsito. 

 

A região também abriga o parque mais popular de São Paulo, o Ibirapuera. Tem um acesso complicado para quem depende de transporte público, mas continua sendo ótima opção de lazer e, apesar da localização, é frequentado por pessoas de todas as idades e classes sociais.

The Grajauex

Por isso, quando Criolo canta “Zona Sul é um universo”, ele tenta expressar um pouco do que significa viver em um lugar que abriga tantas realidades diferentes umas das outras. Mesmo sendo apenas uma das cinco zonas da cidade de São Paulo, é capaz de ter um imenso universo em si.

 

No restante da música Grajauex, ele descreve o cotidiano da sua comunidade. No refrão, temos os versos “The Grajauex/ duas lajes é triplex” que sintetizam a situação de moradia precarizada pelos moradores do Grajaú e de muitas outras favelas do Brasil. 

 

Na mesma época em que esse single foi lançado, Criolo também disponibilizou Subirusdoistiozin que possui versos muito populares e marcantes para os paulistanos. Um exemplo é “Onde o filho chora e a mãe não vê” e “as crianças daqui tão de HK”, fazendo referência às condições vividas na comunidade. 


Em seu segundo álbum de estúdio, o rapper inclui esses dois singles, além do sucesso Não existe amor em SP. Essa última, possui versos como “a ganância vibra, a vaidade excita”, que expressam um pouco do sentimento paulistano, enquanto palco de extremos tão gritantes.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »