24/04/2020 às 14h29min - Atualizada em 24/04/2020 às 16h06min

Home Office: descubra os erros mais cometidos por quem trabalha em casa

A qualidade de vida no trabalho é um assunto que tem sido discutido cada vez mais dentro das organizações. Um profissional feliz tem uma produtividade melhor e permanece mais tempo na empresa, por isso que muitas empresas apostam há algum tempo na aplicação do trabalho remoto de pelo menos alguns dias na semana ou no mês.

 

Com a chegada da pandemia, esse processo teve que acelerar e a etapa de adaptação e inserção de uma nova cultura - o trabalho remoto - teve que ser pulada. As pessoas estão se adaptando na “marra” e por isso cometem erros gravíssimos que podem prejudicar a produtividade e a saúde.

 

Confira abaixo os principais erros cometidos durante o home office e algumas dicas para lidar com essas situações durante e após a quarentena.

 

Não estabelece uma rotina

 

A rotina faz parte da organização e da gestão do tempo. No trabalho remoto, mesmo que você tenha liberdade, a má organização interfere direto na produtividade. É preciso se preparar para começar a trabalhar: levante no mesmo horário, vista-se normalmente, prepare o seu café e crie uma rotina que faça sentido antes de começar a trabalhar.

 

Além disso, estabeleça também um horário de saída e algumas pausas durante o dia. Isso ajuda a recarregar as energias e a criar novos hábitos para o trabalho remoto. O importante é ter um cronograma e respeitá-lo durante o expediente de trabalho.

 

Falta de um ambiente adequado 

 

Muitas pessoas ficam esparramadas no sofá durante o home office. Ficar de pijama no lugar mais confortável da casa com o notebook na mão parece uma boa ideia, mas pode ser um inimigo grande da produtividade e, principalmente, da saúde.

 

Quando ficamos sentados no sofá, nem sempre estamos na melhor posição e isso contribui para o surgimento de dores nas costas, especialmente na região lombar. A má posição pode trazer uma série de doenças como a lombalgia e até a hérnia de disco, por isso é importante sentar-se em uma posição adequada para a sua coluna.

 

Mesmo em um ambiente apropriado, composto por uma mesa e uma cadeira confortável, após algumas horas na frente do computador é importante se alongar para estimular a circulação sanguínea e melhorar a postura.

 

Não respeitar o horário de trabalho

 

Um dos erros mais cometidos pela maioria dos profissionais que trabalham em casa é não respeitar o horário de trabalho. Seja para mais ou mais menos, é preciso respeitar o horário combinado com a empresa.

 

A procrastinação, a falta de atenção e foco são resultados da má gestão de tempo e pode contribuir para o colaborador trabalhar menos, comprometendo a sua produtividade. Além de poder gerar um desconforto entre os membros da mesma equipe, a frustração desse profissional pode ser enorme. Para evitar essa situação, existem métodos que ajudam a manter o foco e a atenção, um deles é a técnica Pomodoro, que  consiste em dividir o tempo em períodos de 25 minutos separados por breves intervalos.

 

Já aqueles que não tem conseguem se desligar do trabalho - não respeitam o horário final do expediente - podem desencadear uma série de problemas de saúde físicos e psicológico. Afinal, tudo em excesso faz mal.

 

Ter outras tarefas após o expediente de trabalho pode ajudar esses profissionais. Sabemos que, com a quarentena, sair de casa está fora de cogitação, mas é possível incluir na rotina exercícios que você pode fazer em casa, aprender um novo idioma, apostar em uma especialização para potencializar sua carreira - na Catho, por exemplo, você encontra descontos em bolsas de estudos para graduação e pós-graduação.

 

Outra atividade que você pode se programar para realizar após o expediente de trabalho é ter um momento com a sua família. Cozinhe para as pessoas que você ama, converse por meio de uma live com os amigos, procure melhorar o relacionamento com as pessoas que você se importa. Tudo isso também faz parte do equilíbrio emocional.

 

Não se comunica com a equipe de trabalho

 

A comunicação com o gestor e com os membros da equipe de trabalho é fundamental para que as atividades funcionem bem. No escritório é comum as áreas se comunicarem, mas no trabalho remoto muitas equipes deixam à desejar nessa comunicação.

 

Esse diálogo é importante para manter os processos funcionando no seu ritmo natural e para mostrar que os colaboradores estão sempre à disposição uns dos outros. Isso faz a diferença em uma boa equipe. Ferramentas como Whatsapp, Slack, Hangouts, entre outros, são muito eficientes para essa comunicação.

 

Esquecer de se alimentar direito

 

Quando estamos em casa é comum ter uma alimentação fora de hora. Muitas pessoas trocam as refeições por beliscos que geralmente não são saudáveis. Sem perceber comemos mais e comemos mal. 

 

Além de estimular a obesidade, que traz como consequência uma série de problemas de saúde, pode afetar também nossa produtividade, afinal uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras ajuda a melhorar a circulação, a imunidade, o humor e o funcionamento do organismo contribuindo para o controle hormonal.

 

O consumo de água também diminui quando estamos em casa e muitas vezes é trocado pelo café. Por isso, é eficaz deixar uma garrafa de água no seu espaço de trabalho, assim evita esquecimentos.

 

O trabalho remoto tem suas vantagens e desvantagens, e nesse período de quarentena, já que não temos muitas escolhas, é preciso se adaptar da melhor forma possível. Tem mais alguma dica que você acrescentaria nessa lista? Conta para a gente nos comentários.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »