23/04/2020 às 11h22min - Atualizada em 23/04/2020 às 11h57min

Confira as obras inspiradas em livros que mais fizeram sucesso

É muito comum encontrar um filme, série ou novela que tenha sido inspirado em livros conceituados. Além do mais, algumas destas obras fizeram tanto sucesso na telinha que emplacaram a venda de livros, ou vice-versa. 

 

E não somente nas vendas, muitas das produções a partir de livros receberam diversos prêmios e tornaram clássicas, tanto sua leitura como sua adaptação cinematográfica. Por esse motivo, recordamos algumas das obras canônicas a fim de mostrar que o sucesso foi grande ao ponto de ainda serem vistas e lembradas por muitos. 

Drácula

Quem não conhece o personagem de Bram Stoker? E não basta assistir a um só filme para vê-lo em ação, é possível encontrá-lo em novelas, filmes, seriados e até em desenhos infantis. Não é a toa que ele é o vampiro mais famoso do mundo. 

 

Sua primeira versão cinematográfica estreou, em 1922, com o nome de Nosferatu devido aos direitos autorais. Aliás, a caracterização do personagem é bem diferente da que conhecemos hoje. Em 1931, outra adaptação foi feita com o figurino e aparência que conhecemos agora, e a partir daí não parou mais. 

 

Inclusive, é um dos livros mais adaptados para o Cinema, já que existem, pelo menos, oito versões do vampiro como personagem principal. Além do mais, o filme Drácula de Bram Stoker, de 1992, levou diversos prêmios para casa, inclusive, três categorias técnicas do Oscar. 

O Iluminado

Stephen King é um gênio da literatura moderna quando falamos do gênero terror. Um exemplo disso é o livro O Iluminado que, antes mesmo de se tornar filme, já era campeão em vendas. 

 

Com a adaptação para o Cinema não foi diferente, inclusive, hoje em dia, é possível encontrar sessões especiais em metrópoles do Brasil, mesmo depois de tanto tempo da estreia. Interpretado pelo ator Jack Nicholson, a obra se tornou um clássico para os amantes do gênero. 

 

Estreado em 1980, uma curiosidade sobre O Iluminado é que nunca ganhou um Oscar, o que muita gente considera injusto. Mas não podemos negar o sucesso e a evolução dos filmes cult de terror a partir das obras de Stephen King e as adaptações para a telona. 

Harry Potter

É impossível falar em obras bem-sucedidas com base em livros sem citar Harry Potter. Inspirado na saga de livros da escritora J. K. Rowling, o filme fez tanto sucesso que tive oito continuações. Aliás, é só olhar para lojas de todos os setores que você vai notar a quantidade de produtos existentes feitos a partir dos livros. 

 

Além disso, mesmo com o final da saga, foi feito um spin off do filme com o nome de Animais Fantásticos e Onde Habitam para matar a saudade dos fãs. Atualmente, J. K. é a escritora mais rica do mundo, com fortuna acumulada em mais de um bilhão de dólares. 

O Poderoso Chefão

O mafioso mais famoso do mundo também precisava estar na lista devido ao seu sucesso atemporal. Inspirado no livro de mesmo nome, o filme foi indicado a onze Oscars e levou três para casa, inclusive, de Melhor Filme e Melhor Ator. Não contente, O Poderoso Chefão: Parte II, sequência do primeiro filme, venceu seis Oscars, sendo indicado a onze. 

O Senhor dos Anéis

Inspirado na saga de livros do autor J. R. R. Tolkien, podemos dizer que O Senhor dos Anéis é, com certeza, um dos filmes mais famosos do mundo. Nas telonas, você encontra três continuações que totalizaram uma quantidade imensurável de prêmios, incluindo o Oscar.

 

Para se ter ideia, o terceiro filme da saga, O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, foi indicado a 11 Oscars e levou todos! E não foi só o filme que fez sucesso, já que o livro é o terceiro mais vendido de todos os tempos. Além do mais, foi feito spin off da obra com o nome de O Hobbit

Sex and the City

Agora, no caso de série com base em livro que fez muito sucesso, citamos Sex and the City devido ao grande movimento e comentários durante sua exibição. E o feito foi tanto que, inclusive, existem dois filmes contando mais sobre a história das quatro amigas e as aventuras em Nova Iorque. Aliás, a obra foi inspirada no livro de mesmo nome escrito pela escritora Candice Bushnell.

Gabriela, Cravo e Canela

Que Jorge Amado é um dos maiores autores do país e do mundo, não há dúvida. Tanto que o livro Gabriela, Cravo e Canela foi adaptado, inclusive, para novela em horário nobre. Exibida primeiro em 1975, a novela teve seu remake, em 2012, e foi transmitida para mais de 20 países. 

Coringa

Conhecido mundialmente pelas HQs da DC Comics, o maior inimigo do Batman, com certeza, faz muito sucesso tanto entre o público jovem quanto o mais velho. Com mais de dez adaptações no Cinema, é fácil entender porque todo mundo o conhece. 


Além disso, muitos atores se consagraram interpretando o personagem, como, por exemplo, Heath Ledger e Joaquin Phoenix. As adaptações renderam, inclusive, o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante ao Heath, por Batman: O Cavaleiro das Trevas, e Oscar de Melhor Ator ao Joaquin, por Coringa.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »