16/04/2020 às 10h54min - Atualizada em 16/04/2020 às 17h36min

Ar-condicionado: dicas para a instalação, vantagens e como realizar a manutenção

O ar-condicionado é um equipamento necessário em residências e empresas de países como o Brasil, onde as temperaturas são muito altas. Por conta disso, a procura aumenta cada vez mais, e as instalações desse aparelho em casa se tornam necessárias.

No entanto, é importante que a instalação seja feita com cuidado, e que o equipamento receba os devidos cuidados com manutenção, para que ele funcione perfeitamente.

E por se tratar de um aparelho essencial para o lar, neste artigo, vamos falar sobre como a instalação deve ser feita, as vantagens de se ter um ar-condicionado, bem como fazer sua manutenção.

Sugestões para uma boa instalação

Para a instalação de um ar-condicionado, é necessário um profissional qualificado. Além disso, para fazer uma boa instalação, são necessários alguns cuidados, como:

1 - Conhecer a estrutura do equipamento

Algumas empresas de instalações elétricas prediais trabalham em construções de modo a preparar adequadamente o local onde o equipamento será instalado. 

Logo, é necessário conhecer a estrutura de um ar-condicionado.

Além disso, os profissionais do ramo sabem escolher a tubulação ideal, que podem ser de cobre ou alumínio, com fiação elétrica e de PVC para a drenagem da água.

2 - Definir o local de instalação

É importante definir com antecedência onde o ar-condicionado será instalado, lembrando que ele não pode interferir na tubulação de água, de esgoto e na rede elétrica.

Também é importante escolher paredes que não pegam muito sol, pois a incidência direta de luz solar pode sobrecarregar o aparelho. 

E pelo fato da evaporadora do equipamento ter de ser verificada regularmente, é importante que ela seja facilmente acessada.

3 - Checar a rede elétrica

É importante verificar a rede elétrica da casa, pois se o equipamento for 220v, é preciso que o imóvel ofereça essa potência.

Quando o equipamento diverge da tensão do imóvel, é possível pedir essa alteração junto a empresa que fornece energia.

Para checar a voltagem disponível no local de instalação, pode ser contratado um eletricista de confiança.

Vantagens do ar-condicionado

O ar-condicionado, assim como um compressor de refrigeração, é um equipamento muito importante e vantajoso para residências, comércios, indústrias, etc. Isso porque suas vantagens são:

  • Realiza a purificação do ar;

  • Tem ação antialérgica;

  • Elimina o mofo;

  • Aumenta a vida útil de aparelhos eletrônicos.

Além dessas vantagens, o ar-condicionado também intensifica o conforto dos ambientes, principalmente à noite, depois que o imóvel ficou exposto ao calor do sol durante o dia.

Por isso, além de deixar o ambiente mais agradável o dia todo, ele acaba por favorecer o sono a noite, por permitir que o ambiente fique mais fresco.

Só que, para ter acesso a todos esse benefícios e muitos outros, é importante estar atento à manutenção do aparelho.

Como fazer a manutenção

A manutenção do ar-condicionado, assim como a de filtro de ar para compressor industrial, é importante para garantir sua qualidade e durabilidade. E dentre as principais dicas para realizá-la, estão:

1 - Fazer limpeza preventiva

A poeira acumulada reduz a capacidade de funcionamento do ar-condicionado. 

Para mantê-lo sempre limpo, basta usar uma flanela úmida com sabão neutro e água morna. Nunca usar álcool ou solventes, pois eles prejudicam o equipamento.

2 - Higienizar as serpentinas

Elas são responsáveis pelo processo de climatização, e quando danificadas, podem ser encontradas em uma venda de peças de ar condicionado.

Mas para evitar essa situação precocemente, o ideal é apontar um jato de água com baixa pressão, ou um jato de ar comprimido no sentido inverso das peças.

3 - Peças metálicas e tubulações

Peças metálicas e tubulações precisam estar instaladas no lugar certo e apresentar boas condições. 

Por isso, é importante verificar o afastamento entre as peças, evitando problemas com o equipamento.

O filtro também precisa ser limpo periodicamente, pelo menos uma vez por mês. É dessa maneira que o funcionamento do aparelho é assegurado.

Conclusão

Um aparelho de ar-condicionado é essencial para alívio nos dias quentes, o que traz mais qualidade e conforto aos ambientes residenciais e aumenta a produtividade nas empresas. 

Mas não basta apenas comprá-lo e instalá-lo de qualquer maneira.

Esses procedimentos devem ser feitos com cuidado e por profissionais especializados. Além disso, todo o cuidado e manutenção é o que realmente vai garantir que o aparelho funcione adequadamente.

Além de conservá-lo por muito mais tempo, os usuários terão, além de conforto no dia a dia, mais qualidade de vida e saúde.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »