20/05/2014 às 04h52min - Atualizada em 20/05/2014 às 04h52min

Pigmentos especiais adicionados às tintas auxiliam no controle de temperatura de ambientes

Sicopal®/Paliogen® contribuem para economia de energia na CasaE da BASF

Imprensa CasaE

A CasaE, Casa de Eficiência Energética da BASF, está funcionando como um laboratório de testes para os produtos Sicopal®/Paliogen: pigmentos que refletem parte da luz solar e inibem sua absorção, reduzindo o aquecimento da superfície e, portanto, proporcionando maior conforto térmico, inclusive quando utilizadas cores escuras.

No projeto da CasaE, os pigmentos foram aplicados nas tintas decorativas do telhado e fachada preta da guarita e também na parede curva vermelha. Sua utilização promove ainda a economia de energia, pois reduz a necessidade do uso do ar-condicionado.

“A sustentabilidade está se tornando um dos principais motores de crescimento e criação de valor nos dias atuais e só pode ser alcançada por meio da inovação. Em um país tropical como o Brasil, oferecer produtos que podem reduzir o consumo de energia, colabora com a manutenção do meio-ambiente”, destaca José Marcos Qualiotto, gerente de Dispersões e Pigmentos da BASF para América do Sul.

 

Sobre a CasaE

A CasaE é a primeira Casa de Eficiência Energética da BASF no Brasil e a 10ª unidade da empresa no mundo. O projeto recebeu soluções inovadoras desenvolvidas pela BASF e pelos parceiros envolvidos com o objetivo de reduzir o consumo de energia e a emissão de CO2.

O sistema construtivo utilizado para as paredes, foi o Sistema ICF – Insulated Concrete Formwork – blocos feito com Neopor® - poliestireno expandido. Esta inovação, além de tornar a obra mais rápida e limpa, é responsável por um isolamento térmico eficiente. A estimativa de economia de toda a energia necessária é de cerca de 70%.

A BASF tem entre seus pilares a construção sustentável e oferece soluções voltadas à eficiência energética, além de materiais de alto desempenho, design e decoração. São plásticos, poliuretano, produtos químicos para construção, tintas, vernizes e pigmentos de última geração. Todos esses materiais foram aplicados na CasaE com o objetivo de mostrar ao mercado de construção o que existe de mais moderno em termos de obra de eficiência energética.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »