06/04/2020 às 09h42min - Atualizada em 06/04/2020 às 10h03min

Whey Protein: por que este é o novo "queridinho" dos atletas?

Os wheys protein importados ficaram muito caros com a alta do dólar, por isso o consumidor migrou para as marcas nacionais, porém, "sempre com a preocupação com a qualidade, matéria-prima e custo-benefício", explica Otávio Felice – Fundador da Espartanos Suplementos Alimentares

DINO
https://www.espartanos.com.br/whey-protein
whey protein

Dentre os "queridinhos" da suplementação esportiva está o Whey Protein, Proteína de alto valor biológico, constituído da proteína do soro do leite (são necessários dois mil litros de leite para conseguir retirar um quilo de soro do leite de boa qualidade). Em sua composição, também possui aminoácidos como: leucina, isoleucina e valina (BCAA), glutamina e arginina e é bem conhecido e utilizado por adeptos da musculação. Este suplemento tem um potencial nutritivo alto e, em geral, é utilizado para o ganho de massa muscular. Isto porque suas proteínas de alto valor biológico para o corpo contribuem para a reparação do músculo, que sofre micro lesões durante a prática de exercícios. Com a ajuda da proteína do Whey Protein, a fibra muscular é reparada e fica maior e mais forte.

O Whey, além de contribuir para o crescimento muscular auxilia na diminuição do colesterol LDL, no controle dos níveis de glicose no sangue e na estabilização da pressão arterial. Dos suplementos de proteína, o whey é o que mais fornece aminoácidos essenciais para o corpo sem adição de colesterol e gordura, e pode ser encontrado como:

  • Whey Protein Concentrado – Composto por até 80% de proteína, o restante de carboidratos e gorduras, costuma ser o mais barato de todas as opções;
  • Whey Protein Isolado – Composto por até 95% de proteínas e chega a não possuir nada de carboidratos, ideal pra dieta de emagrecimento, geralmente é o mais caro;
  • Whey Protein Hidrolisado – Passa por um processo chamado hidrólise no qual é feita a quebra das cadeias proteicas em fragmentos menores de peptídeos. O que simplifica e acelera a absorção desse suplemento pelo organismo;

O "queridinho" do mundo fitness pode ser consumido ao acordar e principalmente logo após as atividades físicas. Ele é essencial para quem quer emagrecer e não quer perder massa muscular, pois auxilia no controle de níveis de açúcar no sangue, além de saciar a fome mais rápido que as outras proteínas. Mas atenção, o excesso de Whey Protein também pode engordar. Por isso é importante consumir a quantidade adequada de acordo com o peso, idade e intensidade de exercícios diária. A quantidade que deve ser ingerida diariamente varia de acordo com a necessidade de cada um e tratamento que está fazendo. Não existe recomendação para o consumo diário, nem para pessoas saudáveis e nem para atletas. O Whey Protein não deve substituir uma refeição principal, em alguns casos ele até pode ser consumido no lugar de um lanche, mas é bom que tenha a adição de fibras, como linhaça e chia, lembrando que essa adição de fibras não é indicada para quem buscar hipertrofia muscular.

Sobre custo-benefício, é comum achar que um whey protein importado é melhor do que uma versão nacional, mas atualmente já é possível encontrar um bom whey protein nacional, com preço acessível e ótima qualidade. O processo produtivo do whey pode interferir no preço final, assim como seu grau de pureza. Portanto, as versões isoladas e hidrolisadas são mais caras que o whey protein concentrado ou com adição de outros suplementos.

Para escolher o melhor whey nacional é preciso estar atento às informações do rótulo, verificando o teor de proteína que oferece por porção, o valor de aminoácidos presente em sua composição, qual tipo de whey utilizado (se é concentrado, isolado ou hidrolisado) e se tem associação de outros tipos de proteínas ou carboidratos.

É importante ainda, salientar a importância de uma prescrição médica ou de um nutricionista para a ingestão de suplementação. Utilizar qualquer tipo de suplemento ou medicação sem a correta indicação do profissional habilitado para tanto, pode causar danos à saúde.

 

 



Website: https://www.espartanos.com.br/whey-protein
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »