30/03/2020 às 17h59min - Atualizada em 31/03/2020 às 17h08min

Supply Chain: diretores de empresas falam sobre impacto da COVID-19, em webinário da Amcham

Vários setores da economia brasileira têm sido afetados pela disseminação do novo Coronavírus. Na área de distribuição e logística não é diferente. Promovido pela Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio), no último dia 25, o webinário ‘‘Distribuição e Logística: automação, entrega remota e oportunidades na crise’’ trouxe as visões de três diretores de grandes companhias sobre a situação atual nesse setor.
Na ocasião, o diretor de Supply Chain da BD, empresa global de tecnologia médica, Décio Cicone, o diretor executivo da Rufato, dedicada a entregas de produtos de alta qualidade, Marcelo Frias, e o diretor executivo comercial da Sequoia, empresa de logística e transporte, Marcos Assunção Bagnolesi, comentaram sobre os desafios que as companhias têm enfrentado. ‘‘Estamos sofrendo com o frete aéreo, nesse momento’’, disse o diretor de Supply Chain da BD. ‘‘Mas isso que estamos vivendo agora, sem dúvidas, vai virar case de Supply Chain no futuro’’, completa.
De acordo com o diretor executivo comercial, o maior desafio para a Sequoia foi o fechamento das rodovias do Sul do país, principalmente de Santa Catarina. ‘‘Estradas fechadas, caminhões parados e polícia na nossa porta’’, comenta. ‘‘Apesar de tudo, precisamos preservar a saúde financeira da Sequoia’’, ressalta.
 
Possíveis soluções
Para manter a produtividade nas companhias, os diretores precisaram antes, pensar em suas equipes. ‘‘Queremos mostrar que a Sequoia está cuidando deles mesmo estando em casa’’, explica Bagnolesi sobre o cartão com o valor de mil reais dado aos colaboradores para ajudar nas compras de alimentos e suprimentos, enquanto trabalham no regime home office.
Segundo Cicone, a BD também adotou a política. ‘‘O uso da tecnologia é fundamental, nesse momento. A decisão do home office foi difícil de ser tomada, não temos o costume de fazer isso, mas em uma semana, 100% do escritório estava em casa’’, afirma.
Para o diretor de Supply Chain da BD, a crise atual mostra a importância do Supply Chain na sociedade. “A situação está muito fluida, cada dia é uma notícia ou movimento novo’’, diz.
 
Webinários Amcham
Além da transmissão ao vivo, focada em ‘‘Distribuição e Logística’’, aconteceram nos últimos dias webinários gratuitos e abertos ao público sobre diversos assuntos do mundo empresarial e a crise causada pela COVID-19.
Empresários, CEOs e executivos de todo o Brasil tem discutido sobre as soluções propostas por suas empresas para continuar a produtividade em tempos de pandemia.
Para o gerente regional da Amcham Curitiba, Gustavo Silvino, essa é uma forma de manter seu público por dentro do que está acontecendo no mundo corporativo. ‘‘Por conta da pandemia da COVID-19, a Amcham transformou seus encontros presenciais em discussões online e gratuitas, mantendo assim sua programação de eventos e ajudando a fomentar a interação entre associados e não-associados sobre os temas que afetam diretamente suas empresas e colaboradores’’, diz.
A programação online da Amcham Brasil continua até o dia 31 de março. As transmissões são feitas ao vivo, em formato de bate-papos e entrevistas sobre diversos assuntos que englobam o mundo empresarial.
As atividades são transmitidas no site www.amcham.com.br e pelo LinkedIn da entidade (https://br.linkedin.com/company/amcham-brasil), e vão ficar disponíveis publicamente também no site https://www.amcham.com.br/connect.
 
Sobre a Amcham Curitiba
 
A Amcham Curitiba (Câmara Americana de Comércio) faz parte de uma das maiores associações de empresas do Brasil, com 15 filiais em todo o país e mais de 5.200 empresas associadas. O objetivo da Amcham é criar um ambiente favorável de negócios por meio de boas práticas de mercado, capacitação profissional e cidadania empresarial. A instituição visa facilitar relações empresariais, gerar negócios, ser ponte no relacionamento governamental e internacional, além de prover conteúdos que amplifiquem o conhecimento de seus associados. Em 2020, a Amcham Curitiba completa 20 anos no Paraná e terá uma programação especial para seus associados.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »