20/03/2020 às 15h09min - Atualizada em 20/03/2020 às 19h37min

Confira as principais tendências em marketing para 2020

O ano de 2020 promete inovar muito dentro das tendências em marketing. Afinal de contas, com o crescimento progressivo da internet e o aprimoramento da tecnologia, é possível aproveitar muito das novas ferramentas para alcançar o sucesso.

Vale ressaltar que se você quer ser bem-sucedido em 2020, precisa incorporar as tendências e, mais do que isso, acompanhar as mudanças nas preferências e comportamentos do público.

Pensando nisso, o artigo de hoje traz algumas das principais tendências em marketing para 2020 e como aplicá-las dentro da sua empresa.

Ficou curioso(a)? Então, acompanhe o texto!


1 - Uso de inteligência artificial nos chatbots

Os chatbots, ou robôs de comunicação, já são conhecidos no marketing digital. Eles enviam mensagens automáticas para os internautas, com os principais dados acerca de um produto ou serviço, bem como outros pontos da sua empresa.

Por exemplo, um usuário pode mandar uma mensagem diretamente pelo Messenger do Facebook, na página de uma empresa, perguntando a respeito de um tubo schedule, por exemplo. 

A resposta pode ser automática, dando informações básicas para o lead (potencial cliente).

No ano de 2020, não só as mensagens instantâneas vão continuar sendo muito usadas, mas também haverá a incorporação de novas tecnologias em inteligência artificial para responder os usuários.

Dessa forma, os chatbots podem humanizar o seu atendimento e, além disso, por meio do machine learning, eles aprendem mais sobre o que os clientes desejam saber, formulando respostas ainda mais claras, precisas e personalizadas.


2 - Criação de conteúdo em áudio

A atual ampliação do consumo de conteúdos em áudio fez com que as empresas avaliassem seus planejamentos em marketing digital.

Só em 2019, o consumo de podcasts no Brasil cresceu 67% e a tendência é que essa porcentagem aumente ainda mais neste ano. Dentre os ouvintes, cerca de 25% escuta mais de uma hora de programa por dia.

Afinal de contas, muitas pessoas procuram por um podcast para receber mais informações sobre algo, assim, elas podem ouvir o material, ao mesmo tempo em que realizam outras atividades.

Por exemplo, você pode ouvir sobre um produto para eliminar ferrugem enquanto cozinha algo para comer. Ou redige um texto no trabalho. As possibilidades são infinitas, daí a importância de produzir novos conteúdos em áudio.


3 - Busca por comando de voz

Okay, Siri!”. Essa é uma frase muito comum, principalmente para quem já costuma fazer buscas pelo sistema iOS. 

Para acompanhar essa tendência, o Google também aprimorou suas buscas em comando de voz, modificando, até mesmo, as buscas por SEO (Search Engine Optimization).

Desse modo, quando você diz “procurar por escova de carvão, o Google faz uma varredura em toda internet para te oferecer conteúdos interessantes sobre o assunto.

Por conta disso, incorporar o comando de voz como parte do planejamento em marketing digital é uma das tendências mais promissoras para o ano de 2020.


4 - Uso de influenciadores digitais

Os influenciadores digitais conquistaram muito espaço na internet, especialmente nos últimos anos. 

Eles são ótimos para divulgar e promover marcas, o que conquistou as empresas para campanhas online.

Diversas pesquisas na área de marketing comprovam que as pessoas levam em consideração a recomendação de produtos e serviços dos influenciadores, muito mais do que somente em um anúncio na internet.

Desse modo, se você deseja promover uma treliça aço, vale a pena procurar por um influenciador que tenha interesse nesse tipo de produto. 

Para o ano de 2020, não apenas os influenciadores digitais com uma grande quantidade de seguidores são procurados, mas também, aqueles perfis que atuam em públicos mais específicos, porém continuam tendo uma grande influência na decisão de compra.


5 - Capacitação dos profissionais em marketing

A carreira em marketing digital nunca esteve tão disputada quanto nos dias de hoje.

Em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, ter uma capacitação na área de marketing não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade. 

Por meio da qualificação, é possível:

 
  • Pensar em novas campanhas de marketing;

  • Elaborar um planejamento mais detalhado;

  • Ter maior controle do orçamento financeiro;

  • Ter um diferencial perante à concorrência.

 

Além do mais, profissionais com boa formação e com curso de qualificação em áreas multidisciplinares continuam sendo muito disputados no mercado e encontram uma boa remuneração. Ou seja, ganha o profissional e a empresa.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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