17/03/2020 às 15h54min - Atualizada em 17/03/2020 às 15h54min

Empresa oferece sistema de controle de ponto online gratuito para empresa que adotam home office durante pandemia

Diante da crise, muitas empresas têm optado pelo trabalho remoto, mas ainda precisam monitorar as horas trabalhadas pelos funcionários

Redação
Com o aumento de casos confirmados do coronavírus no Brasil, muitas empresas começam a adotar medidas para evitar o contágio entre seus colaboradores. Apesar do número de casos confirmados no país ainda ser pequeno se comparado a outros países, o avanço da doença causada pelo Covid-19 começa a impactar o dia a dia dos brasileiros. Muitas organizações instituíram políticas de home office e trabalho remoto para evitar a aglomeração e, consequentemente, um possível contágio entre os colaboradores.
Empresas que já operavam com uma política de home office antes da crise não enfrentam muitas dificuldades diante do cenário atual, no entanto, o Ministério Público do Trabalho salientou a importância do papel das empresas para ajudar na contenção da crise, oferecendo recomendações para empregadores e gestores.
“As empresas estão adotando as medidas possíveis para evitar o contágio entre os colaboradores” avalia Tom Carlsen, COO da mywork, especializada em controle de ponto online “Muitas estão entrando em contato conosco em busca de um sistema de controle de ponto online para os colaboradores que trabalharão de casa nas próximas semanas. Estamos oferecendo um período gratuito de vinte dias para os novos clientes que desejam utilizar nossos sistemas, de acordo com o desenrolar da crise.” afirma o executivo “Pensar em alternativas como essa são essenciais nesse momento”, completa Thomas.
Diante de impossibilidade de estabelecer trabalho remoto, o órgão recomenda que as empresas forneçam álcool em gel aos colaboradores além de lavatório com água e sabão. Ainda é recomendado que, se estabelecer uma política de home office for inviável, as empresas permitam jornadas de trabalho mais flexíveis, principalmente para os trabalhadores que tenham familiares doentes.
“O home office é a melhor solução para as empresas e hoje em dia é completamente possível de ser praticado” reforça Thomas. “Controlar o ponto dos funcionários via celular facilita o acompanhamento das horas trabalhadas e há muitas ferramentas de videoconferência que podem ser usado para as equipes que precisam se comunicar ao longo do dia”.
O departamento de Recursos Humanos têm papel fundamental nesse processo, pois deve auxiliar os profissionais a se adaptarem à uma nova dinâmica de trabalho. É importante que os setores de RH estejam dispostos e aptos a inovar, uma vez que a internet e diversas ferramentas (como controle de ponto online, plataformas de videoconferência e o armazenamento em nuvem) tornam o trabalho remoto possível. A forma como as empresas estão lidando com a crise pode ser determinante nos resultados futuros.
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