14/05/2014 às 03h24min - Atualizada em 14/05/2014 às 03h24min

Incubadora Social Marista será inaugurada na Feira da Economia Solidária em Curitiba

Um espaço que expõe e comercializa produtos artesanais organizado por grupos que trabalham na perspectiva da Economia Solidária

Cíntia Gomes

De 12 a 16 de maio, o Centro Social Marista Ir. Egídio, da Rede Marista de Solidariedade, promove a Feira de Economia Solidária, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Quem circular pelo hall do Bloco Amarelo da Universidade, das 9h às 21h, terá a oportunidade de conferir a comercialização de produtos artesanais, ecologicamente corretos, decorativos e criativos.

 

Durante a feira, será inaugurada a Trilhas Incubadora Social Marista, no dia 14 de maio, às 19h, no auditório Sobral Pinto (Bloco amarelo). Haverá um diálogo sobre Economia Solidária e Desenvolvimento Territorial com a presença de Shirlei Silva, diretora do Instituto Marista de Solidariedade, e o professor Dr. Luiz Alexandre Gonçalves Cunha, coordenador da IESol – Incubadora de Empreendimentos Solidários da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

 

Trilhas Incubadora Social Marista é um projeto da Rede Marista de Solidariedade que será executado em parceira com a PUCPR, para desenvolver e acompanhar projetos de incubação de empreendimentos de Economia Solidária em Curitiba e Região Metropolitana (Almirante Tamandaré, Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais). Além de produzir conhecimento científico e tecnologia social pra os trabalhadores que desejem se organizar e trabalhar de forma cooperativa e associada.

 

De acordo com o assessor da Rede Marista de Solidariedade, do Grupo Marista, Marco Antônio Barbosa, o trabalho se dará em forma de fomento, assessoramento técnico e incidência pública. “A incubadora realizará formação técnica e política, e acompanhamento dos processos de tomada de decisão e implementação de atividades econômicas, tais como produção, trabalho, finanças e comércio, além de dispor de materiais que possam subsidiar os processos de gestão, produção e comercialização para que os empreendimentos incubados alcancem condições sociais, econômicas e políticas favoráveis a sua existência”, explica.

 

A Economia Solidária é um modelo de produção organizado sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca e empresas autogestionárias, em que todos dividem as responsabilidades, deveres e resultados.  Já a feira é um espaço aberto à arte e solidariedade, para a comercialização de produtos e serviços, produzidos por esses grupos/empreendimentos que trabalham na perspectiva da Economia Solidária e também para fortalecer o movimento no Estado do Paraná. 

 

Serviços:

Feira de Economia Solidária

“Uma outra economia é possível”

Data: 12 a 16 de maio

Horário: Das 9h às 21h

Local: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), no Bloco Amarelo

Endereço: Rua Imaculada Conceição, 155 – Prado Velho – Curitiba. Estacionamento gratuito pelo portão 4 - AV. Senador Salgado Filho

Site: http://www.solmarista.org.br/

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »