14/05/2014 às 02h32min - Atualizada em 14/05/2014 às 02h32min

Oficina e apresentação de música vão alegrar crianças internadas no Instituto da Criança

Intervenção cultural faz parte do Projeto Ciranda das Artes e vai envolver 120 crianças

Cíntia Gomes

Desde o início do ano, acordes de violão, cliques de máquinas fotográficas e risadas podem ser ouvidos pelos corredores do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba (PR), referência nacional na humanização do atendimento. É o projeto Ciranda das Artes, viabilizado pela Lei Rouanet de incetivo à cultura, que leva atividades de cultura e arte aos pacientes internados, por meio de intervenções culturais que mesclam oficinas e apresentações de música, despertando o interesse pela arte desde a infância. Agora, o projeto sairá da capital paranaense para percorrer diversos estados, chegando a São Paulo no dia 15 de maio. Das 14h às 17h, as crianças internadas nos 120 leitos do Instituto da Criança participarão do projeto.

 A atividade será conduzida pela cantora e arte-educadora Rosy Greca. Por meio de brincadeiras e atividades, usando instrumentos e músicas do folclore brasileiro, os pequenos pacientes serão estimulados a aprender de uma forma divertida e experimentar diferentes técnicas e linguagens artísticas. 

Rosy Greca afirma que o projeto melhora a qualidade de vida dos meninos e meninas internados no hospital. “Às vezes, o paciente está mais quietinho, abatido, mas depois das atividades já está dando risada. As atividades fazem muito bem para eles, mas não só pela diversão. Para muitos, é o primeiro contato com a arte, é mesmo uma oportunidade”, destaca. Durante a atividade, crianças e adolescentes em tratamento e seus acompanhantes cantam juntos, conhecem uns aos outros e são apresentados ao folclore brasileiro.

Essa será a primeira vez que um projeto cultural realizado no Pequeno Príncipe será itinerante. Além do Instituto da Criança, de São Paulo, o Ciranda das Artes já passou por Belo Horizonte e Rio de Janeiro, e será levado também a Florianópolis (SC).

O coordenador do Setor de Educação e Cultural do Hospital Pequeno Príncipe, primeiro hospital a receber o projeto Ciranda das Artes, explica que o estímulo para torná-lo itinerante é uma tentativa de transformar o acesso à cultura em uma política pública. “Acreditamos que os hospitais precisam acolher seus pacientes de forma integral e não tratar apenas a doença que traz a criança para a internação. Por isso, no Pequeno Príncipe investimos muito em projetos de educação e cultura. Nosso modelo de atuação acaba de ser reconhecido pelo Governo Federal, por meio do prêmio ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio). Queremos estimular outros hospitais a também firmarem parcerias que permitam desenvolver projetos nessa linha e contribuir para que os governos pensem na cultura dentro dos hospitais como um direito de todas as crianças”, reforça.

A coordenadora de Humanização do Instituto da Criança HC/FMUSP, Jaqueline Aparecida de Lara, afirma que a parceria entre o Hospital Pequeno Príncipe e o Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP reforça a importância da humanização na assistência, entendendo que o atendimento às crianças com doenças complexas e raras exige muito mais do que apenas o conhecimento acadêmico e recursos tecnológicos. “Por isso a importância de desenvolver ações culturais, educacionais e de lazer para a quebra da rotina hospitalar.”

Sobre Rosy Greca

Rosy Greca é uma premiada compositora, diretora e produtora musical e cultural que tem como foco do seu trabalho a produção fonográfica para a infância; a criação de trilhas sonoras para o teatro; a promoção de palestras e cursos de formação de professores nas áreas de música, e a realização de performances artísticas tanto musicais como de teatro e de narração de histórias. Atua, ainda, no campo da arte-educação, ao ministrar workshops, oficinas e palestras voltadas a educadores, professores, atores e contadores de histórias.

O Projeto Ciranda das Artes tem o apoio do Hospital Pequeno Príncipe e é patrocinado pela ExxonMobil e Raia Drogasil S/A.

Serviço:

Projeto Ciranda das Artes no Instituto da Criança

Dia: 15 de maio

Horário: das 14h às 17h

Endereço: Avenida Doutor Enéas Carvalho de Aguiar, 647 - Jardim Paulista


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »