06/03/2020 às 11h34min - Atualizada em 06/03/2020 às 18h24min

4 dicas para incluir a criança na organização do quarto

Quem tem filhos pequenos ou convive com crianças em casa sabe que é tarefa quase impossível manter o quarto dos pequenos organizado. Entretanto, deixar tudo limpo e em seu devido lugar é uma tarefa muito importante para cultivar os hábitos de disciplina e organização na criança, além de diminuir os riscos de doenças respiratórias e alergias, decorrentes de poeira e ácaros que podem surgir com a falta de limpeza adequada. 

As crianças têm um poder de aprendizagem grande, além de basearem seu comportamento nas ações das pessoas ao seu redor, principalmente durante os primeiros anos. Por isso, incluir a criança na realização de diferentes tarefas, como limpeza, compras e organização, tornará mais fácil a missão de incentivar bons hábitos no pequeno.

Faça primeiro

Dependendo da idade da criança, é possível fazê-la perceber a importância de manter o ambiente sempre arrumado. Mostre a ela como fazer e onde guardar, de acordo com as capacidades do pequeno. Seguindo o exemplo, será mais fácil para que ele entenda como o processo de organização funciona e repita sozinho. Quando isso acontecer, não se esqueça de parabenizá-lo.

Reforço positivo

Essa técnica consiste em incentivar o bom comportamento pela positividade. Ao invés de brigar com a criança quando ela esquecer algo fora do lugar correto, dê os parabéns quando ela se lembrar de guardar o item. A recompensa não precisa, necessariamente, ser algo material -- basta um abraço ou realizar uma atividade que o pequeno goste de fazer em conjunto.

Obviamente, esse tipo de incentivo não exclui a necessidade da aplicação de certos tipos de castigo, como retirar um brinquedo da posse da criança ou proibir que ela assista a um episódio de desenho animado. É importante que ela entenda as consequências de ações negativas. Também é importante lembrar que violência física e moral não é uma forma de castigo válida, prejudicando a criança em diversos aspectos, ou seja, bater ou gritar não são opções.

Móveis inteligentes

Escolher os móveis certos é uma das maneiras de evitar que as coisas fiquem espalhadas pelo chão. Uma cama box baú, por exemplo, conta com um grande espaço extra onde podem ser colocada a roupa de cama e banho ou cobertores do pequeno. Por ser da altura da criança, ela pode ficar responsável por guardar ursinhos de pelúcia ou outros objetos pequenos dentro do baú, sempre contando com a ajuda de um adulto, para garantir que ela não se machuque.

Alguns móveis, como nichos ou uma cômoda, podem ser colocados na altura da criança, sendo atribuída a ela a responsabilidade de organizar alguns itens e manter esses lugares sempre arrumados.

Separe um espaço para brincar

Caso o tamanho do quarto possibilite, crie um espaço exclusivo para brincar -- assim, a bagunça ficará concentrada em um único canto. Coloque as caixas de brinquedo na mesma área, para que a criança entenda que aquele é o local onde elas devem ser guardadas. Dê preferência para as caixas de plástico transparente, pois a criança conseguirá visualizar o conteúdo de cada uma com mais facilidade.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »