15/05/2014 às 16h36min - Atualizada em 15/05/2014 às 16h36min

São Paulo ganha guia que explora bairros pela visão de seus moradores

Gratuito, M:SP ajuda a descobrir lugares nas redondezas de seu bairro para ir a pé ou de bike;

Comunicare

Primeira versão impressa tem tiragem de 10 mil exemplares, mapa exclusivo dos arredores de Higienópolis e distribuição em mais de 150 pontos

O M:SP é um projeto multimídia que está promovendo os bairros de São Paulo sob o ponto de vista de seus moradores. Lançado em 2012 na internet, o M:SP acaba de reformular o seu site (www.guiamsp.com.br) e de lançar a sua primeira versão impressa, no formato de um guia com mapa, que indica estabelecimentos e lugares para se curtir a gastronomia, o lazer, a cultura, os serviços e o comércio local.

Elaborado pela Mappa Estratégias de Conteúdo, o projeto foi idealizado pelo publicitário Kleber de Brito, que cansou de perder horas no trânsito da Capital e mudou sua rotina diária, priorizando hábitos mais práticos. “Passei a encarar a cidade sob outra perspectiva, começando pelos lugares mais próximos a minha casa, que apesar de estarem perto, eram desconhecidos por mim”, conta.

Na esteira dessa experiência, foi lançado o M:SP, agora também em versão impressa, que amplifica o olhar do morador e turista paulistano pelos bairros em que circula.  A proposta é que, a cada dois meses, residentes e visitantes de diferentes regiões da cidade se orientem com um mapa e dicas bilíngues (português e inglês).

A curadoria do guia impresso e do site conta, hoje, com aproximadamente 40 colaboradores que moram nos próprios bairros mapeados pelo projeto. A edição de estréia é dedicada a gastronomia e tem um roteiro com mais de 40 bares e restaurantes de Higienópolis e também do Pacaembu, Santa Cecília e Consolação.

“Essa região acabou estreando o projeto por suas múltiplas opções de lazer, compras e gastronomia, muitas delas pouco conhecidas dos próprios moradores”, explica Kleber. Segundo ele, tudo foi pensado dentro do conceito de hiperlocal, com o objetivo de oferecer conteúdo relevante para áreas e comunidades bem definidas. O que, no caso de Higienópolis e dos bairros onde os primeiros guias serão distribuídos, representa uma população bastante significativa de, aproximadamente, 350 mil habitantes.

Sua distribuição é gratuita em cerca de 150 estabelecimentos como hotéis, flats, hostels, lojas, bares, restaurantes, galerias de arte e pontos de informação turística.

A plataforma M:SP conta com o apoio institucional da São Paulo Turismo, empresa responsável pela promoção do turismo na cidade de São Paulo, e de patrocinadores e anunciantes que se identificam com o propósito do projeto. Além de oferecer informações para comunidade e promover a autossuficiência dos bairros, o M:SP apoia práticas sustentáveis, incentiva a caminhada e hábitos saudáveis, indicando lugares onde se possa chegar andando ou pedalando. O serviço de bike courier é, inclusive, um dos meios escolhidos para a distribuição dos 10 mil exemplares dessa primeira etapa do projeto.

 

Princípios editoriais e de conteúdo

Além da curadoria da própria equipe do M:SP, a participação colaborativa de moradores é parte essencial do projeto. No impresso, pessoas que têm forte ligação com a região são convidadas a dar dicas ou a escrever um texto em forma de crônica. Versátil e fácil de carregar, quando desdobrado, o guia impresso também se revela um mapa desenhado com exclusividade para facilitar a localização de todos os lugares indicados, inclusive dos estabelecimentos de alguns anunciantes.

Cada dica no guia impresso tem menos de 140 caracteres para que redes sociais do M:SP como, Twitter (www.twitter.com/guiamsp) e Facebook (www.facebook.com/guiamsp), sejam abastecidos simultaneamente.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »