04/03/2020 às 16h42min - Atualizada em 05/03/2020 às 01h12min

7 Dicas de preparação eficazes para prova de qualquer concurso público

Com os 7 passos que o concurseiro aprenderá, nunca mais irá passar por dificuldades na hora de prestar um concurso público.

DINO
https://www.agilizasconcursos.com.br/
Preparação de estudos para concursos públicos.

Então chegou o tão aguardado dia. O dia da prova daquele concurso que os candidatos estavam estudando a séculos e finalmente abriu edital. Depois de ter feito a inscrição com frio na barriga e com muita vontade de ser aprovado.

São milhares de concurseiros, estudante e profissionais que sonham em ter um emprego estável e um pouco de tranquilidade no final de tanto trabalho e estudo.

Agora o interessado irá conhecer algumas dicas de como se preparar para o grande dia e fazer uma prova maravilhosa. Para isso, só será necessário se preparar com antecedência e verificar o checklist.

Seguindo o passo a passo no dia da prova qualquer candidato estará calmo e focado para que em questão de dias, seja aprovado (a) e possa assumir seu cargo no serviço público e almejar a tão sonhada, estabilidade financeira.

1º - Verifique o local onde será a prova

Esse item tem destaque pois muitas vezes pensamos que teremos tempo para chegarmos no local da prova. Dessa forma, não nos preocupamos em verificar o real caminho, acreditando que o app "Waze" poderá nos ajudar.

Grande engano, se ainda não conhece o local onde fará a prova, certifique-se de ir até ele pelo menos uma vez. Fazendo isso, poderá cronometrar o tempo do trajeto e planejar um atalho, caso haja algum imprevisto.

Logo, conseguirá visualizar locais para estacionamento, paradas de ônibus e locais para fazer um lanche, preparando-se com antecedência.

2º - Evite comidas pesadas

Sabemos que depois de uma feijoada é possível sentir aquele soninho e a vontade de dormir é mais forte que qualquer outra cosa. Então, usando a feijoada como referência, lembramos que antes da prova deve evitar comidas pesadas e gordurosas.

Elas irão causar sono e o avaliado não vai querer perder um minuto sequer durante a leitura das questões. Afinal se preparou tanto para dormir na hora da prova?

A dica para que isso não aconteça é se alimentar de forma correta. Além disso, pode preparar um lanche leve como frutas ou um sanduiche para não ficar com fome.

Além de levar uma garrafa de água para hidratar, durante a prova.

3º - Preparação do material para a prova

Verifique o material que está sendo solicitado no momento da inscrição. Compre canetas novas e as teste antes da prova. Geralmente são de cores preta ou azul. Não leve nenhuma caneta de outra cor para o dia da prova.

Na hora da prova, certifique-se de verificar seus dados no caderno de questões e cartão resposta. Caso tenha algum erro, comunique imediatamente ao fiscal para que não haja perda de tempo.

Além disso, preste bastante atenção nas perguntas. Verifique duas vezes o que estão pedindo para não responder de forma incorreta. No gabarito, confira o número de questões e se estão de acordo com o caderno de questões.

Leia com atenção a folha de rosto da prova no início. Também tenha em mente que o tempo que terá para realizar a prova é suficiente para preencher todas as questões e revisar tudo.

4º - Tranquilidade mental e emocional

Sabemos que o emocional de um concurseiro deverá estar em ordem no dia da prova. O motivo? Seu futuro e estabilidade financeira estão em jogo. Então para que isso aconteça o candidato deverá se preparar emocionalmente também.

Se por algum motivo está se perguntado como fazer isso, aqui vai a dica. Procure praticar exercícios físicos leves durante o tempo de estudo e na véspera da prova. Como diz o ditado popular, corpo são mente sã.

Caso não queira perder tempo fazendo exercícios, separe pelo menos meia hora para alguma prática meditativa ou de relaxamento.

Muitos concurseiros começam a praticar Yoga durante os estudos para equilibrar e preparar a mente para o dia da prova. Porém, não precisa ser necessariamente yoga, encontre algo que te relaxe e ajude a manter o equilíbrio até o final da prova.

5º - Começando a prova por questões mais fáceis

Com certeza terá um assunto que terá domínio mais amplo, ou gosta mais, ou que estudou mais para não errar. Então comece por esse assunto.

Os mais fáceis geralmente são respondidos mais rápido. Disso isto, terá um tempo extra para as questões de raciocínio lógico ou para a redação, se houver.

No caso de questões que levam mais tempo ou que o avaliado sinta alguma dúvida, siga adiante. Porém, não esqueça de voltar nessas questões para responder após finalizar o restante. Revise todas as respostas antes de marcar no cartão resposta.

6º - Marcando o cartão resposta com cuidado

Terminando de responder o caderno de questões, é sempre importante ter pelo menos cerca de 30 minutos para preencher o cartão resposta. Caso tenha uma redação, passe a limpo antes de começar a preencher as respostas objetivas.

Dessa forma não deixará de cumprir nenhuma etapa, nem de ficar de fora por falta da entrega da redação.

7º - Foco na missão

A missão do concurseiro é passar na prova. Mas não tome isso como uma obrigação. Então, tenha em mente que está preparado e que a prova é só um degrau para que seja possível alcançar um objetivo. Que é a aprovação no concurso e contratação no órgão público.

Os concursos públicos são, muitas das vezes, a liberdade financeira de muitos profissionais que já estão no mercado de trabalho ou desempregados.

Então, preparar-se para ser um vencedor é essencial. Para isso é necessário focar sua atenção na prova e em nada mais. Nenhuma distração poderá te tirar do foco.

Lembrando que a prova nada mais é que um medidor de conhecimento. Se esse assunto já foi eliminado, estudando da maneira correta e com disciplina, o restante vem com a aprovação. Jamais desanime e foco no seu objetivo.



Website: https://www.agilizasconcursos.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »