28/02/2020 às 16h42min - Atualizada em 28/02/2020 às 16h54min

Começando um canal gamer no YouTube: confira as principais dicas

 
A possibilidade de trabalhar sentado na sua cadeira de casa não atrai apenas youtubers em potencial. Uma pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) no final de 2019 mostrou um crescimento total de 38% de brasileiros que optam por trabalhar no conforto do seu lar em relação ao ano anterior, em 2018.
O YouTube, porém, é uma das plataformas mais procuradas quando o assunto é monetização de trabalho digital. Existem canais de culinária, arte, reparos, notícias e gamers. E quando o assunto é games, o que não falta são vídeos e repercussões, já que o tema vem ganhando cada vez mais notoriedade.
 
Youtubers gamers
A maioria dos youtubers gamers falam de jogos dos quais já são jogadores hard. Mas existem também aqueles apenas interessados e entusiastas do mundo dos games e da tecnologia que simplesmente gostam de estudar e compartilhar o assunto.
E aí está a primeira dica: identifique que tipo de youtuber você quer ou pode ser. Isso definirá todas as outras decisões a serem tomadas.
 
Tipos de youtuber
Uma diferença importante, e nossa segunda dica, é saber se você quer ser um youtuber gamer ou um streamer. Entender o que cada definição significa é simples. Um streamer basicamente se apresenta jogando, ou seja, grava-se jogando e interagindo com outros jogadores em tempo real.
Por outro lado, o youtuber gamer seleciona apenas melhores trechos de boas jogadas, edita e comenta essas situações em outro vídeo. Esse é o tipo de canal mais próximo aos dos youtubers de outros nichos. Existe um trabalho de roteiro e edição como em qualquer canal que cria conteúdo.
 
Plataforma de jogo
Entendido que tipo de canal e conteúdo se quer criar, é importante escolher que tipo de jogo se quer jogar, transmitir e falar sobre. Os dois mais comuns são os jogos de celular e os de computador. Nos dois casos, é aconselhável que se tenha computador para gravação e edição.
Isso porque mesmo que se opte por trabalhar com jogos de celular, você vai precisar editar os vídeos no computador. Além do mais, é melhor gravar o áudio separado do programa videográfico e, depois, juntar os conteúdos em um só arquivo. Existem diversos softwares de edição de vídeo gratuitos para ajudar nessa tarefa.
Algo comum entre os gamers é usar um emulador mobile no PC. Ou seja, um programa ou site que simula um celular no computador. Isso facilita a captação das imagens e do som, e a exportação desses arquivos para o editor de vídeo. Entendida a logística básica de produção do vídeo, chegou a hora de escolher o jogo.
Se você já não tem jogo favorito, pesquise e experimente até fazer a decisão certa. Assista outros canais do mesmo nicho para conhecer novos jogos e aprender novas manhas de como jogar. Essa prática também vai ajudar você a entender como funciona a produção de conteúdo para um canal.
 
Montando os vídeos
Escolhido o jogo é hora de jogar, gravar e editar o vídeo. Quem opta por ser um youtuber gamer, geralmente, vai gravar toda uma jogada, ou algumas delas, fazer uma seleção, editar e fazer anotações. A partir dessas anotações, cria-se o roteiro do vídeo a ser gravado.
 
Edite a seleção de momentos importantes das partidas, e liste o que gostaria de compartilhar com a sua potencial audiência. Com isso, organize de forma esquemática os tópicos a serem abordados a partir das jogadas selecionadas e editadas. Feito isso, basta gravar a segunda parte do vídeo: você, o youtuber, compartilhando com a audiência sua experiência. Depois, basta colocar tudo junto. O gamer vai editar um vídeo num formato de apresentação.
Para quem decide ser um streamer, o procedimento é um pouco mais espontâneo. Em vez de gravar a segunda parte do vídeo, com você comentando posteriormente, a discussão é feita durante o próprio jogo. E isso pode ser feito com a webcam, mas é essencial que a gravação de som seja feita com um microfone independente.
Após a partida, o streamer pode juntar a gravação de si e do jogo: a que mostra seu rosto, no canto da tela, e, em tela cheia, do jogo sendo jogado.
 
Incrementações
É legal pensar em qual diferencial você pode oferecer e tê-lo como foco. Por exemplo, caso esteja jogando um game que tenha grande público, mas pouca informação em português, demande mais tempo pesquisando informações, para, assim, oferecer esse conteúdo faltoso. Geralmente, as pessoas já estão procurando por isso.
Peça a amigos próximos nos quais você confie para assistir e darem opinião. Se tiver contato com pessoas que trabalham com vídeo, peça opiniões técnicas e edição. Receba todo esse feedback e use-o para melhorar o conteúdo.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »