27/02/2020 às 17h20min - Atualizada em 28/02/2020 às 15h05min

7 cidades do Ceará que todo brasileiro deveria conhecer

O estado do Ceará, que fica entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba, é um dos mais turísticos do Nordeste brasileiro. E não é por acaso: suas praias, que têm uma areia de cores bem características e águas claras, são mesmo marcantes. Não há quem resista a tanta beleza.

 

Quem quer pegar um ônibus do Expresso Guanabara para explorar as cidades cearenses deve preparar o cartão de memória da máquina fotográfica: há muitos lugares lindos para conhecer. A capital cearense, Fortaleza, é um hors-concours quando o assunto são os passeios turísticos em praias do Nordeste do Brasil. 

 

Mas Jericoacoara, Canoa Quebrada, Icapuí, Cascavel e Beberibe são também alguns dos points cearenses. Já quem gosta de uma região mais serrana, a melhor opção no Ceará é a conhecida por Maciço de Baturité.  

Fortaleza

A capital cearense é um dos principais destinos do Nordeste. Muitos turistas chegam a Fortaleza e se hospedam por lá, mas têm a intenção de conhecer as cidades próximas, como Canoa Quebrada. 

 

Apesar disso, a cidade possui inúmeros atrativos se a pessoa decidir permanecer nela por alguns dias. Para quem gosta de conhecer os cantinhos mais históricos da cidade, pode visitar, por exemplo, o Theatro José de Alencar que homenageia um dos filhos ilustres do estado e a Catedral Metropolitana. 

 

Quem gosta de experimentar a culinária regional, deve passar no Mercado dos Peixes, que possui inúmeros pratos à base de frutos do mar. Além da culinária deliciosa, o pôr do sol nas praias de Fortaleza é um dos principais motivos pelos quais todo brasileiro deveria conhecer a capital cearense.

Cascavel

A cidade de Cascavel fica na área metropolitana de Fortaleza, ou seja, é uma das cidades mais próximas da capital do estado. Quem só se interessa por praia pode aproveitar as do Caponga e de Barra Nova. 

 

O grande atrativo de Cascavel, no entanto, é a Feira de São Bento, considerada a segunda maior do Brasil, perdendo apenas para a Feira Livre de Caruaru (Pernambuco). E lá tem de tudo: desde produtos frescos até serviços de barbearia. Pela diversidade e efervescência da feira, Cascavel é uma das 7 cidades que todo brasileiro deveria conhecer.

Jericoacoara

Jijoca de Jericoacoara, ou Jeri, para os íntimos, é uma das praias mais procuradas no Nordeste brasileiro. É que o visual paradisíaco caiu no gosto de diversas celebridades nacionais e internacionais, e o local passou a ser bastante procurado, especialmente nas festividades de fim de ano.

 

Apesar de se tornar um dos points mais badalados do Nordeste e de ter recebido investimentos em infraestrutura moderna, o cenário da cidadezinha é bucólico, ideal para quem gosta de pegar praia sem deixar de lado a simplicidade e a praticidade das cidades pequenas. 

 

As praias de Jeri, Pedra Furada e a Duna do Pôr do Sol são imperdíveis, sendo motivo suficiente para considerar o Nordeste um paraíso tropical 

Canoa Quebrada

Segundo os especialistas em viagens, Canoa Quebrada já foi tão badalada quanto Jericoacoara. Isso lá pelos idos da década de 1970 e 80, quando os hippies brasileiros descobriram a região e fizeram dela um dos destinos mais importantes e festivos do Nordeste. 

 

Canoa Quebrada, para quem não sabe, é uma das únicas praias brasileiras que têm “logomarca”: a lua e a estrela são a marca registrada da cidade e estão espalhadas por diversos pontos turísticos. 

 

O Morro Branco, que tem inúmeras falésias de coloração vermelho forte, é um dos principais chamativos de Canoa. Passeios de bugue e jangada pelas praias e voos de parapente são algumas das razões pelas quais todos os brasileiros deveriam conhecer Canoa Quebrada.

Icapuí  

Assim como Canoa Quebrada, Icapuí é uma cidadezinha praiana que tem inúmeras falésias. Aliás, essa cidade fica situada em uma região conhecida por ter esse tipo de geografia. 

 

Porém, diferentemente de Canoa Quebrada e mesmo de Jeri, Icapuí não é tão conhecida pelos turistas brasileiros e pelos estrangeiros que vêm ao Brasil. Por ser menos movimentada, a cidade é ideal para quem gosta de calmaria e de um cenário mais pacato. 

 

As praias de Peroba e da Redonda são dois dos principais atrativos da cidade, com um mar esverdeado e com areias claras, cortadas pelas falésias. 

Beberibe

Beberibe é outra cidade praiana cearense que fica em uma região de falésias. Mas além dos paredões íngremes, a cidade tem também diversas dunas e coqueirais. Distante 80 km de Fortaleza, Beberibe é uma das regiões mais disputadas do litoral leste cearense. 

 

Com boa infraestrutura para receber os turistas, com diversas pousadas, hotéis e bares, Beberibe chama a atenção por suas praias lindas de águas mornas. Os destaques são as praias de Morro Branco e das Fontes. 

 

Além disso, outro atrativo que faz de Beberibe uma cidade que todo brasileiro deveria conhecer, é o Monumento Natural de Falésias. Ali, é possível encontrar os potinhos de areia colorida que fazem tanto sucesso entre os turistas. 

Maciço de Baturité

Já o Maciço de Baturité não tem nenhuma praia paradisíaca, mas a paisagem encantadora fica por conta da “serra” cearense. Isso mesmo que você leu, o Ceará possui uma região com temperaturas mais amenas e com uma vegetação mais próxima às encontradas em áreas serranas. 

 

O Maciço é, na verdade, uma região com diversas cidades: Mulungu, Guaramiranga, Pacoti e Baturité. Nesse “complexo”, é possível conhecer fazendas de café sombreado, um tipo de café cuja produção não é tão agressiva com o meio ambiente. Visitas a cachoeiras, mosteiros jesuítas e fábricas de cerveja artesanal também são opções viáveis de passeios.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »