13/05/2014 às 01h07min - Atualizada em 13/05/2014 às 01h07min

Criação e operação de pequenos data centers é destaque em congresso focado em ambientes de missão crítica

Sites de menor porte serão vitais para novas demandas trazidas pela Internet das Coisas e micro e pequenas que representam 99% das 6,3 milhões de empresas do País

Capital Informação

Pesquisas do Gartner estimam que a Internet das Coisas incluirá 26 bilhões de data centers instalados em todo o mundo, até 2020, e que os fornecedores vão gerar receitas adicionais superiores a US$ 300 bilhões, a maioria, em serviços. Para viabilizar que grandes quantidades de dados gerados sejam processados e analisados em tempo real, será preciso agregar informações em múltiplos mini data centers distribuídos. A proximidade destes ambientes do local onde os dados são processados será fundamental para que as informações trafeguem online sem problema de latência. 

 

No Brasil, das 6,3 milhões de empresas, 99% são micro e pequenas. Assim como as grandes, elas demandam serviços de Tecnologia da Informação, e estão abandonando a improvisação. Algumas transformam as antigas salas de informática em pequenos data centers próprios com alta performance e confiáveis. Outras hospedam suas aplicações em infraestruturas terceirizadas. “Um data center não precisa necessariamente ser de grande porte”, diz o consultor de engenharia e infraestrutura de TI, Paulo Marin. “Uma infraestrutura com apenas um rack pode ser um data center, desde que atenda aos requisitos de redundância e disponibilidade para seus sistemas fundamentais, que são o elétrico e o mecânico (ar condicionado)”, explica.

 

A Internet das Coisas e a alta demanda oriunda das pequenas e médias empresas devem contribuir de forma significativa para o crescimento dos data centers em 10% ao ano, até 2020, previsto pela consultoria IDC. Delas virão as oportunidades para criação de infraestruturas enxutas, porém, confiáveis e com alto desempenho para entrega de serviços espalhadas por todas as regiões do País. E o 6º Congresso Data Centers, que acontece no dia 19 de maio, no World Trade Center, em São Paulo, abordará as questões estratégicas para a implantação de pequenos data centers, que passam pela correta seleção e utilização dos espaços e as melhores práticas para criar ambientes inteligentes, eficientes e que atendam às transformações dos negócios.

 

Às 11h, o engenheiro eletricista e diretor de negócios na Netsolutions, Márcio Proença, fará a palestra “Otimização de espaços”. Baseado em sua experiência em infraestrutura para data centers com foco em monitoramento urbano e Cidades Digitais, Proença abordará uma das questões mais delicadas que projetistas e operadores enfrentam: a seleção das áreas e como otimizar o seu uso, tanto no que diz respeito aos espaços para data centers quanto àqueles que necessitam ser adequados para esse fim.

 

Na sequência, às 11h45, será apresentada a palestra “Projetos para pequenos data centers”. O arquiteto com 15 anos de especialização em projetos de salas de tecnologia, Rodrigo Alonso, da AW Tech, destacará aspectos vitais da infraestrutura que os projetistas e integradores de ambientes de pequeno porte não podem negligenciar para evitar danos e perdas à operação.

 

O Congresso Data Centers é direcionando exclusivamente aos profissionais responsáveis em administrar e monitorar ambientes de missão crítica, como analistas, gerentes e diretores de TI, engenheiros ou consultores, além dos usuários corporativos. Paralela às palestras, ocorrerá a exposição onde fornecedores de produtos e serviços apresentarão suas tecnologias para infraestrutura, operação e manutenção de data centers. Uma oportunidade para reencontros, novos contatos e geração de negócios.

 

O credenciamento e a inscrição podem ser feitos antecipadamente pelo web site http://congressortidatacenters.com.br. A participação no congresso tem valor de R$ 1.650,00, e inclui acesso ao almoço, coffee breaks e coquetel de encerramento. A organizadora oferece descontos progressivos para inscrições a partir de dois participantes da mesma empresa.

 

Serviço:

VI Congresso Data Centers 2014

Data: 19 de Maio

Local: World Trade Center - Events Center

Endereço: Av. das Nações Unidas, 12.551 – São Paulo

Horário: 8h às 18h

Promoção: Revista RTI

Organização: Aranda Eventos

Telefone: + 55 11 3824-5300

E-mail: datacenters2014@arandanet.com.br

Web site:   http://congressortidatacenters.com.br/


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »