19/02/2020 às 15h20min - Atualizada em 19/02/2020 às 17h53min

​Nutricionista dá dicas de alimentação no Carnaval para manter a energia e fugir da ressaca

 
A última coisa que o folião quer é ter trabalho na hora de se alimentar durante o Carnaval. O mesmo acontece com quem viaja para fugir da bagunça. É comum nesta época do ano a mudança de comportamento na hora de consumir alimentos e bebidas, explica a nutricionista e professora do Centro Universitário IBMR, Sara Correa.
 
Os produtos que mais saem nesta época são os de consumo imediato como sanduiches, frios, biscoitos, iogurtes, macarrão instantâneo e alimentos congelados. Também é comum neste período o aumento do consumo de bebidas como cerveja, água, sucos, energéticos e refrigerantes.
 
Confira as dicas da nutricionista Sara Correa, que é professora do Centro Universitário IBMR, e especialista em fitoterapia.
 
1 - Quais tipos de alimentos evitar, mesmo na pressa do carnaval?
R - Alimentos gordurosos. Frituras e embutidos por exemplo, pois podem causar sonolência.
 
2- Dicas de alimentos práticos e saudáveis para o carnaval?
R - Frutas, sucos, biscoitos e torradas integrais, iogurte de preferência natural, vitamina, oleaginosas. São alimentos nutritivos e leves.
 
3- As pessoas exageram na bebida, alguma dica de alimentos pré-bebidas? Para evitar a ressaca?
R - Para evitar sintomas de ressaca é importante não consumir bebidas alcoólicas em jejum, é necessário também intercalar com água e ou suco de fruta natural entre um gole ou outro do álcool.
 
4 - E pra quem exagerou? Que alimentos e dicas para curar a ressaca e continuar na folia?
R - O álcool é metabolizado no fígado, para auxiliar a sua eliminação alguns alimentos são indicados pois auxiliam as enzimas hepáticas no processo de destoxificação. Assim como é importante hidratar o organismo. Alimentos como as hortaliças básicas são indicados (couve, repolho, agrião, brócolis, acelga, rúcula e couve de bruxelas). Uma dica é fazer um suco verde com água de coco, couve e alguma fruta da sua preferência.
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