A última coisa que o folião quer é ter trabalho na hora de se alimentar durante o Carnaval. O mesmo acontece com quem viaja para fugir da bagunça. É comum nesta época do ano a mudança de comportamento na hora de consumir alimentos e bebidas, explica a nutricionista e
professora do Centro Universitário IBMR, Sara Correa. Os produtos que mais saem nesta época são os de consumo imediato como sanduiches, frios, biscoitos, iogurtes, macarrão instantâneo e alimentos congelados. Também é comum neste período o aumento do consumo de bebidas como cerveja, água, sucos, energéticos e refrigerantes.
Confira as dicas da nutricionista
Sara Correa, que é professora do Centro Universitário IBMR, e especialista em fitoterapia.
1 - Quais tipos de alimentos evitar, mesmo na pressa do carnaval? R - Alimentos gordurosos. Frituras e embutidos por exemplo, pois podem causar sonolência.
2- Dicas de alimentos práticos e saudáveis para o carnaval? R - Frutas, sucos, biscoitos e torradas integrais, iogurte de preferência natural, vitamina, oleaginosas. São alimentos nutritivos e leves.
3- As pessoas exageram na bebida, alguma dica de alimentos pré-bebidas? Para evitar a ressaca? R - Para evitar sintomas de ressaca é importante não consumir bebidas alcoólicas em jejum, é necessário também intercalar com água e ou suco de fruta natural entre um gole ou outro do álcool.
4 - E pra quem exagerou? Que alimentos e dicas para curar a ressaca e continuar na folia? R - O álcool é metabolizado no fígado, para auxiliar a sua eliminação alguns alimentos são indicados pois auxiliam as enzimas hepáticas no processo de destoxificação. Assim como é importante hidratar o organismo. Alimentos como as hortaliças básicas são indicados (couve, repolho, agrião, brócolis, acelga, rúcula e couve de bruxelas). Uma dica é fazer um suco verde com água de coco, couve e alguma fruta da sua preferência.