13/05/2014 às 10h26min - Atualizada em 13/05/2014 às 10h26min

Copa do Mundo pode ser pegadinha para emagrecimento

Confira as dicas da nutricionista Liliam Francisco e não desconte a euforia do momento na balança

Baruco Comunicação Estratégica

O país se prepara para receber o maior evento esportivo do mundo e com ele vem a euforia de se comemorar cada gol na companhia de amigos e familiares. Os anfitriões recebem seus convidados regados a muitos salgadinhos e bebidas, e tudo é consumido em um piscar de olhos. Com tantas reuniões e petiscos, é necessário prestar atenção para manter o peso e não desperdiçar os resultados já conquistados.

 

Para ajudar a driblar as tentações que interferem no emagrecimento, a nutricionista Liliam Francisco, que atua na área de emagrecimento há mais de dez anos, dá algumas dicas: “Temos várias opções menos calóricas, mas o problema está na quantidade que se ingere durante o jogo. É melhor sair de casa bem alimentado, assim será mais fácil controlar a quantidade do que se come”.

 

Para aproveitar os jogos sem muitas preocupações, a especialista mostra opções que podem substituir amendoins, pipocas, chocolates, batatas fritas e afins:

 

  • Barquinhas: Compre as barquinhas já prontas e recheie com queijo cottage e damasco. É um lanche crocante e fresquinho.

 

  • Bruschetta: Corte fatias de pão italiano, coloque um molho fresco (refogue 3 dentes de alho bem picadinhos no azeite e acrescente tomate picado sem sementes, folhas de manjericão e temperar com sal e pimenta do reino moída) e cubra com uma fatia de queijo mussarela de búfala ou um bom queijo de cabra.

 

  • Maçãs assadas: Corte em fatias finas e coloque no forno para assar – ou utilize frutas desidratadas já prontas.

 

  • Pão Sírio Recheado: Pegue um mini pão sírio e recheie com ricota – pode temperar com azeite e orégano.

 

  • Humus: Compre cenouras baby cruas e as passe na pasta de hummus.

 

  • Salmão defumado: Espalhe cream cheese light na fatia de salmão defumado e enrole.

 

Importante lembrar que as bebidas alcóolicas também são grandes vilões, pois cada grama contém 7 calorias, ou seja, quanto maior o teor alcóolico, mais calórica será a bebida. “O recomendado para quem não quer ingerir muitas calorias é tomar até três latinhas, pois se tomar uma grande quantidade de nada vai adiantar a troca”, orienta a nutricionista.

 

Emagrecer e manter os resultados não é tarefa fácil, mas independente do método – balão intragástrico, dieta restritiva, cirurgia bariátrica, entre outras – é possível desfrutar da Copa do Mundo sem descuidar dos hábitos saudáveis e sem se preocupar com a balança depois.

 

A nutricionista Liliam Francisco, que tem pacientes dos mais variados perfis, citou o caso da Maria Clara Alves Lima, que emagreceu 28 Kg e não deixará a euforia interferir em seu peso. Para comemorar os jogos sem comprometer os resultados conquistados, Maria Clara conta que não abrirá mão de levar consigo a lancheira térmica: “É o jeito que encontrei de controlar a quantidade e qualidade do que como, assim não fico de fora das festas com os amigos e fico em dia com a minha saúde”.

 

A carioca, que antes pesava 88 Kg, hoje é praticante assídua de corridas de rua e mantém a mudança de hábitos que adquiriu ao longo do tratamento com balão intragástrico


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