17/02/2020 às 18h00min - Atualizada em 17/02/2020 às 18h03min

Como se preparar para o carnaval

O carnaval está chegando e o que não falta é festa por todo o país: desfile de escola de samba, blocos, trios elétricos... Os dias são muitos intensos para os foliões e, por isso, é importante ter cuidado com a alimentação para aguentar o pique.
 
De acordo com a nutricionista da academia Team Nogueira Cachambi, Gleice Rocha, é preciso ter uma atenção especial com a hidratação. “Sempre recomendo o consumo de frutas e água de coco, que possui grandes nutrientes e eletrólitos. Ajudam evitar a desidratação e a ressaca. Para manter uma alimentação saudável e repor as substâncias necessárias para o nosso bem-estar, as frutas são ótimas alternativas, já que refrescam e proporcionam saciedade. A melancia e o melão, por exemplo, são compostos quase inteiramente por água, sendo assim, ajudam na hidratação. É preciso evitar, nesse período, comer alimentos pesados, como as frituras e as gorduras, porque demoram mais tempo para serem digeridos, sobrecarregando o organismo e prejudicando a disposição. O ideal é fazer escolhas mais leves, como saladas que tornarão o dia mais saudável e são de fáceis digestão”, diz a especialista da Team Nogueira Cachambi.
 
A consultora fitness Vanessa Rangeli, idealizadora do programa Detox Turbo e que trabalha com vários famosos, como a atriz Viviane Araújo, dá dicas para aguentar o ritmo carnavalesco:
- Antes, durante e depois da folia, hidrate-se! Beba muita água e evite bebida alcoólica, que pode levar à desidratação.
- Não pule as refeições. Faça um café da manhã reforçado!  Durante o almoço, coma alimentos de fácil digestão. Durante os dias de folia, evite gorduras, frituras e sal. 
 - Faça uma desintoxicação com alimentos como cereais integrais, frutas e legumes
- No meio da folia, dos blocos, faça pausas para evitar a sobrecarga dos músculos e articulações.
 
O nutricionista da equipe da consultora fitness Vanessa Rangeli, Leandro Andrade, ensina uma receita de `suchá´ para tomar pela manhã e garantir disposição nos dias de folia, além de dicas de lanches rápidos.

SUCHÁ ENERGÉTICO
Ingredientes:
-200 ml de chá verde
-2 rodelas de abacaxi
-1 rodelinha de gengibre
-1/2 maçã
- hortelã a gosto
- adoçante stevia ou xilitol, se necessário
 
Modo de fazer:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e pode coar, se achar necessário.
 
Lanches rápidos: Salada de frutas com aveia e/ou granola, castanhas, amendoim, pão integral com queijos, vitaminas e, até mesmo, shake de whey com fruta e aveia. Para almoço e jantar, caso seja necessário, consuma salada com proteína de fácil digestão, como ovo e peixes.
 
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