13/02/2020 às 15h29min - Atualizada em 13/02/2020 às 15h45min

Você sabe como aproveitar as férias pensando nos benefícios para a saúde mental?

Tirar um tempo para o lazer e relaxar é essencial para que qualquer pessoa ganhe qualidade de vida. E as férias são um período ideal para isso, uma pausa importante de descanso das rotinas de trabalho e de estudo e também preparação para um novo ciclo.
 
Nesses dias de folga é imprescindível que nossa mente se desconecte. “Durante o descanso, as células do sistema nervoso central se recompõem, fazendo com que haja aumento de endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar e felicidade. Por isso, quando estamos em férias e relaxamos o sentimento de felicidade aumenta”, esclarece Cristina Borsari, psicóloga da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. E como se desligar? A especialista dá algumas dicas para que as férias sejam aproveitadas ao máximo:
 
Afaste-se do smartphone e do computador – Evite ler e-mails de trabalho, responder grupos e ter contato com aquilo que faz lembrar da rotina.
 
Pratique ioga e meditação – Um dos principais benefícios dessas atividades é que elas aumentam a condição física, mental e melhora a concentração. Em São Paulo, há locais que oferecem aulas gratuitas como o Parque Ibirapuera, Parque do Povo e o Parque Villa-Lobos.
 
Vá a exposições, teatros, cinemas e shows – Ao apreciar qualquer manifestação de arte, a mente reduz hormônios que causam o estresse. Além disso, a arte ameniza sintomas de ansiedade e depressão, além de estimular a criatividade e a interação social.
 
Experimente fazer algo novo – Fazer aulas de cerâmica ou pintura, aprender a tocar algum instrumento musical são ótimas maneiras de expressar a criatividade e desenvolver novas habilidades. Há muitos espaços culturais que ministram oficinas para quem quer aprender algo novo como o Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural Fiesp e o Instituto Tomie Ohtake.
 
Voluntariado – Uma boa opção para se sentir bem é fazer trabalhos voluntários. É a oportunidade de conviver com pessoas novas e vivenciar experiências que estão fora da nossa área de atuação, desenvolver a criatividade e se sentir útil. O trabalho voluntário permite uma outra visão das situações do dia a dia, aumentando a empatia pelo próximo.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »