09/05/2014 às 11h00min - Atualizada em 09/05/2014 às 11h00min

O desafio de otimizar o consumo de energia e a climatização em data centers

Congresso discute eficiência energética e o que pode ser feito para a diminuição de custos

Capital Informação

A energia elétrica no Brasil está entre os custos mais altos de manutenção de uma infraestrutura em data centers. Somada à ameaça de racionamento por conta da falta de chuvas e baixa capacidade de fornecimento das concessionárias, atualmente, a energia elétrica está entre os fatores que mais inviabilizam o crescimento do setor. Tendo em vista suportar o crescimento do volume de dados a ser processado em tempo real, que segundo a consultoria de pesquisas Gartner Group deve aumentar 800% nos próximos cinco anos, a redução de gastos e implantação de infraestrutura eficiente ocupam o todo das preocupações dos CIOs e gestores de data centers. 

 

O mercado tem procurado desenvolver tecnologias mais modernas para melhor distribuição e redução do consumo da energia e refrigeração equilibrada dos ambientes de missão crítica como, por exemplo, servidores e geradores que gerenciem a produção de calor pelos equipamentos e a temperatura do data center de forma mais eficiente. Energias alternativas, como eólica e solar, têm sido consideradas como alternativa para o setor.

 

O 6º Congresso Data Centers, que acontece no dia 19 de maio, no World Trade Center, em São Paulo, trará entre as discussões para fomentar a melhoria da infraestrutura física de ambientes de missão crítica duas palestras diretamente relacionadas ao uso eficiente de energia. Uma delas, às 17h, será conduzida pela convidada internacional, Natalie Sers, líder global em práticas para data centers da consultoria holandesa Deerns Group. Nela, Sers mostrará os aspectos essenciais para avaliar se uma planta já existente, ou um projeto a ser instalado, corresponde a uma infraestrutura para que se atinja o uso racional de energia. Serão destacados também os parâmetros devem ser seguidos para construir ou modernizar um data center visando este objetivo.

 

O evento é direcionando exclusivamente aos profissionais responsáveis em administrar e monitorar data centers, como analistas, gerentes e diretores de TI, engenheiros ou consultores, além dos usuários corporativos. Paralelo ao congresso ocorrerá a exposição onde fornecedores de produtos e serviços apresentarão suas tecnologias para infraestrutura, operação e manutenção de data centers. Uma oportunidade para reencontros, novos contatos e geração de negócios.

 

O credenciamento e a inscrição podem ser feitos antecipadamente pelo web site http://congressortidatacenters.com.br. Até o dia 10 de maio, a participação no congresso tem valor promocional de R$ 1.550,00, e inclui acesso ao almoço, coffee breaks e coquetel de encerramento. A organizadora oferece ainda descontos progressivos para inscrições a partir de dois participantes da mesma empresa.

 

Serviço:

VI Congresso Data Centers 2014

Data: 19 de Maio

Local: World Trade Center - Events Center

Endereço: Av. das Nações Unidas, 12.551 – São Paulo

Horário: 8h às 18h

Promoção: Revista RTI

Organização: Aranda Eventos

Telefone: + 55 11 3824-5300

E-mail: datacenters2014@arandanet.com.br

Web site:   http://congressortidatacenters.com.br/


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »