07/05/2014 às 10h47min - Atualizada em 07/05/2014 às 10h47min

SSAB participa de Colloquium de Suspensões e Implementos em Caxias do Sul

Siderúrgica expõe aços Hardox, Domex e Docol e traz especialista da Suécia para mostrar os benefícios dos aços de alta resistência em implementos

Letícia Tavares

A SSAB, multinacional sueca líder mundial na produção de aços de alta resistência, participa como expositora e patrocina pela segunda vez consecutiva do 8º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Suspensões e Implementos Rodoviários & Mostra de Engenharia, que acontece de 07 a 09 de maio no Hotel Intercity Premium Caxias (Caxias do Sul – RS). Durante a feira, a SSAB vai expor aos visitantes peças feitas em Hardox, Domex e Docol, além da participação do PhD Torjborn Narstrom, especialista em fratura e fadiga, que vai mostrar as possibilidades de diminuição de peso e aumento da resistência ao impacto e da vida útil de caçambas fabricadas com aços de alta resistência modernos, como por exemplo, o Hardox 450.

 

Com diversas grades de durezas (350 a 700 Brinell), uma ampla faixa de espessuras e dimensões e com características próprias e únicas, as chapas de aço Hardox, oferecem ao mercado brasileiro opções para reduzir o desgaste de produtos ou equipamentos, assim como para reduzir o tempo de fabricação, aumentar a vida útil e aumentar a produtividade das operações. Considerada a chapa antidesgaste mais resistente do mercado, as chapas são de fácil processamento e permitem excelentes soldas, dobras e cortes. A marca se tornou símbolo de qualidade ao redor do mundo graças ao conhecimento e às décadas de experiência da fabricante. As marcas Hardox in My Body e Hardox Wearparts encontradas em equipamentos ou peças asseguram a legitimidade dos componentes.

O Domex é um aço desenvolvido principalmente para a indústria de transportes rodoviário e pesado, tornando os veículos e equipamentos que o utilizam mais leves, com consequente aumento de carga útil a ser transportada, além de gerar um menor impacto sobre o meio ambiente. Isto é possível devido à alta resistência mecânica do aço, que permite a redução de espessuras das chapas utilizadas, permitindo a fabricação de equipamentos mais leves e mais resistentes. Esse tipo de aço tem longa tradição na indústria e é referência em várias modalidades de transporte.

 

Desenvolvido para a indústria automotiva, o Docol se destaca como um dos aços avançados mais resistentes do mundo, oferecendo altíssima resistência aos componentes de segurança dos veículos. Laminado a frio, ele pode ser usado em várias aplicações, mas são encontrados com mais frequência em automóveis. É muito conceituado no mercado de implementos com a finalidade de redução de peso, com consequência direta no aumento da carga útil e redução de consumo e emissão de CO2 quando vazio. Ele pode ser utilizado em caixas de carga, pára-choques e barras de proteção lateral de automóveis e também, em cabines de caminhões, com o objetivo de aumentar a segurança dos ocupantes.

 

O evento, de nível internacional, é realizado pela SAE BRASIL - Seção Caxias do Sul e reúne as melhores empresas e mais conceituados profissionais da área em três dias de palestras e exposição. É focado na apresentação e discussão de trabalhos técnicos recentes, fruto de pesquisas e inovações para a indústria da mobilidade.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »