20/01/2020 às 13h01min - Atualizada em 21/01/2020 às 17h33min

Fim das férias: hora de preparar a criança para uma nova rotina

Colocar as crianças de volta na rotina escolar após um longo período de férias não é tarefa fácil. Elas precisam se sentir incluídas e, ao mesmo tempo, confiantes com as mudanças. Algumas atitudes podem ajudar, fazendo com que os pequenos tenham uma boa relação com o estudo.

Inclua o pequeno na preparação

Pedir a ajuda da criança na hora de arrumar o material escolar faz com que ela entenda a chegada do novo ciclo e faça parte dele. Na hora das compras, peça a opinião dela e pergunte seus gostos e cores preferidos. Peça para que ela cole as etiquetas nos cadernos e organize lápis e borracha no estojo, assim, fica familiarizada com o material que utilizará em sala de aula.

Roupa certa

Depois de tanto tempo de férias, é importante checar o uniforme escolar, para ter certeza de que o tamanho está adequado e que eles estão em boas condições. Prove a roupa na criança e explique que ele precisará voltar a usá-la.

Pode ser que o seu filho insista em usar seu sapato favorito, como sapatilha e chinelo, mas explique a necessidade do sapato certo. Ainda assim, é importante que ele use um tênis infantil feminino ou masculino ideal, para garantir que não haja acidentes.

Rotina regrada

Seu filho estuda de manhã ou de tarde? Comece a incentivá-lo a realizar as tarefas em horários parecidos ao que ele terá no período de aulas. Arrume o almoço e a janta para os mesmos horários, assim como a hora de tomar banho e dormir. Também adapte os momentos de brincar e relaxar para horas específicas, lembrando que é necessário que seu filho tenha tempo livre, além das responsabilidades escolares.

Hora do lanche

Preparar o lanche para o intervalo da escola é outra tarefa gostosa e que pode ser realizada em equipe. Peça para que a criança escolha alguns dos alimentos e inclua frutas e legumes no cardápio dele. Coloque lanches divertidos na lancheira, com rostinhos e diferentes cores, assim fica mais fácil incluir ingredientes saudáveis.

Uma dica legal é colocar uma maçã ou banana extra na mochila, caso o seu filho queira dividir a comida que levou com algum amiguinho. Essa troca de lanches é comum e facilita no momento de fazer amigos.

Dê espaço

Algumas inseguranças e medos podem aparecer no momento de volta às aulas, mascaradas por birras ou mau comportamento. Por isso, não brigue caso ele queira levar um brinquedo para a escola ou usar um sapato diferente. É necessário entender esse momento e respeitar o tempo dele.

Converse com a criança e explique que a dinâmica da casa e a da escola são diferentes, mas que ele ainda terá momentos de diversão durante o estudo.

Validar os sentimentos do pequeno faz com que ele se sinta confortável e incluído, além de ser importante na conexão entre pais e filhos.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »