14/01/2020 às 10h26min - Atualizada em 15/01/2020 às 23h03min

Streetwear é aposta para temporada de moda 2020

A moda sempre foi conectada às mudanças do cotidiano. Com a rotina corrida e o pouco tempo disponível, as tendências de estilo têm inserido conforto e modernidade até nos guarda-roupas mais formais.

O streetwear não é um estilo que surgiu hoje; ele se popularizou principalmente nos anos 90, trazendo uma forma mais confortável de se vestir. A estética está muito relacionada a esportes de rua como skate e basquete, donos de um estilo mais largo e casual.

Apesar de inicialmente ser um movimento atribuído ao que está na rua, o streetwear ganhou espaço, e sua relação com outras marcas, como a colaboração entre a grife de luxo Louis Vuitton e a marca de streetwear Supreme, atribuiu uma nova camada a esse estilo, fazendo com que ele se tornasse ainda mais popular.

A tendência, que passou por várias mudanças, volta com força como a grande aposta de 2020. Confira algumas das peças mais icônicas dessa estética.

Estilo Streetwear

O moletom é uma das peças-base para qualquer look streetwear e pode ser usado de várias formas. A calça de moletom é um item muito casual e utilizado por quem busca conforto na hora de montar a produção. 

Já o casaco de moletom, seja aberto ou fechado, podendo ter capuz, é muito usado para criar camadas de roupa. Uma combinação comum nesse estilo é uma camiseta mais longa  e de manga comprida por baixo, uma camiseta de manga curta por cima e um casaco de moletom, vestido ou amarrado na cintura. 

As camisetas são outra peça popular entre o público do estilo. Largas e com estampas, elas são uma das formas de identificar tribos, como times de basquete ou grupos de skatistas.

Tênis é outro acessório presente em looks do streetwear. Sneakers de cano alto e solado grosso são muito populares, assim como modelos de solado de borracha, normalmente usados para a prática de skate.

As marcas no streetwear

Com o passar do tempo, esse estilo foi apropriado por marcas de roupa famosas, criando uma polêmica quanto à perda de seu aspecto como contracultura.

Algumas peças se tornaram sinônimo de streetwear, como as camisetas com o logo da marca Supreme, e modelos de tênis icônicos, como Nike Vapormax, Vans Old Skool e adidas Superstar.

Com uma origem antiga, datando dos anos 50, e uma relação com movimentos sociais e tribos culturais, o streetwear é ousado e vai contra a formalidade dos looks normalmente usados no dia a dia. Apesar da idade, o movimento é moderno e muda de acordo com a época e o lugar. Se depender de seu público, o streetwear ainda será parte da moda e da cultura por muitos anos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »