05/05/2014 às 06h47min - Atualizada em 05/05/2014 às 06h47min

Novo sistema operacional da Nutanix facilita a ‘Web Scale IT’

O Nutanix Operating System ® (NOS) 4.0 permitirá a entrega dos benefícios da web-scale IT para data centers tradicionais ou virtualizados de forma simples

Capital Informação

A Nutanix, fornecedora de soluções de storage e computação virtual baseadas em appliances (consideradas all-in-one uma vez que reúnem no mesmo hardware armazenamento e computação), apresenta nova versão de seu sistema operacional Nutanix Operating System ® (NOS) 4.0 que permitirá a entrega dos benefícios da web-scale IT para data centers tradicionais ou virtualizados de forma simples (turnkey), sem a necessidade de mudanças ou de novos investimentos na infraestrutura do ambiente.

 

O Nutanix Operating System ® (NOS) 4.0 inclui nesta versão uma série de novos recursos e melhorias, como análise de sistemas de ponta a ponta, gerenciamento multi-cluster, juntamente com a capacidade de resiliência e serviços de dados distribuídos. Essas melhorias possibilitam que as empresas tenham mais agilidade, eficiência operacional e habilidade para lidar com o aumento inesperado de aplicativos perigosos em seus ambientes de rede.

 

É comum o equívoco de que os benefícios da escalabilidade de rede sejam destinados apenas aos ambientes com grandes quantidades de dados e milhões de usuários simultâneos. No entanto, de acordo com o relatório do Gartner de 15 de maio de 2013 (Use Web-Scale IT to Make Enterprise IT Competitive With the Cloud), "escalabilidade de rede não é apenas para grandes empresas. Tampouco exige um imenso poder de computação, embora essa também possa ser uma necessidade".

 

Gestão e Análise

O NOS 4.0 apresenta o Prism Central, um produto que permite aos administradores gerenciar múltiplos clusters da Nutanix situados em locais diferentes, a partir de um único painel. Administradores de uma rede varejista mundial, por exemplo, poderão gerenciar de forma centralizada os recursos de TI remotos de centenas de lojas - uma vantagem que a infraestrutura tradicional não oferece. O Prism Central permite também a gestão individual por cluster.

 

Outro recurso eficaz é o Cluster Health que possibilita visibilidade abrangente da operação de um cluster. Ele agrega valor à infraestrutura convergente porque possibilita que os administradores monitorem proativamente os recursos do sistema de ponta a ponta, além de permitir o diagnóstico e a solução de possíveis problemas em uma interface de navegação intuitiva em muito menos tempo do que com a infraestrutura tradicional.

 

Enterprise Data Services

O NOS 4.0 também melhora a tecnologia de deduplicação - já existente na plataforma da Nutanix - com o novo MapReduce Deduplication que aumenta a capacidade de armazenamento de um cluster inteiro. Ao contrário da deduplicação em arrays (utilizado nos armazenamentos tradicionais), o MapReduce Deduplication é distribuído e executado automaticamente em todos os nós do cluster, permitindo a funcionalidade de escalar conforme o cluster cresce. Além disso, ele torna a Plataforma de Computação Virtual ideal para a implementação de infraestrutura de desktop virtual (VDI), ambientes de servidores virtualizados e ambientes de backup ou de arquivamento.

 

Outra novidade nessa nova versão do sistema operacional é o Tunable Redundancy, um conjunto de recursos que permite configurar diferentes graus de tolerância a falhas nos aplicativos. Ao possibilitar diferentes níveis de redundância nos aplicativos em um mesmo cluster, o NOS 4.0 elimina a necessidade de criar clusters múltiplos, mantendo a simplicidade de gestão. Fiel ao princípio fundamental da infraestrutura definida por software, as políticas de sistema que definem quais aplicativos atingem o nível de redundância, são aplicadas de forma dinâmica a fim de promoverem diferentes níveis de tolerância e resistência a falhas.

 

Ainda, o NOS 4.0 inclui atualização zero-touch do sistema operacional em clusters de qualquer tamanho, com tempo de inatividade zero, backup integrado, recuperação de desastres a partir de um único painel e Windows ® PowerShell Cmdlets embarcado no Nutanix API REST, que permite aos usuários do Windows gerenciar de forma programada os clusters.

 

"O futuro dos data centers virtuais simples e eficientes é agora. E as empresas estão aproveitando as tecnologias de escalabilidade de rede para alcançar a agilidade que o ambiente de negócios demanda ", afirma Rajiv Mirani, vice-presidente de engenharia da Nutanix.

 


Preço e disponibilidade

O Nutanix OS 4.0 será disponibilizado no final de abril aos clientes que já possuem acordos de manutenção. Para mais detalhes a respeito da disponibilidade e do preço, entre em contato com um parceiro da Nutanix ou envie um e-mail para sales@nutanix.com.

 

Mais informações

·         Mais informações sobre o NOS 4.0, clique aqui.

·         Para saber mais sobre a Plataforma de Computação Virtual da Nutanix, clique aqui.

·         Para assistir ao vídeo da Nutanix, clique aqui.

·         Para falar com um representante de vendas da Nutanix, ligue no (855)-NUTANIX (688-2649) ou clique aqui.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »