05/05/2014 às 11h47min - Atualizada em 05/05/2014 às 11h47min

Inscrições para VI edição do Prêmio PG - ELA vão até dia 15 de junho

Autor da pesquisa vencedora apresentará o trabalho para a comunidade científica, receberá US$ 20 mil e uma medalha de ouro no próximo Simpósio de ELA em Bruxelas (BE)

Communica Brasil

O Instituto Paulo Gontijo, membro da Aliança Internacional de ELA, as inscrições para o VI Prêmio PG - ELA estão abertas desde 01 abril e irão até o dia 15 junho, pelo site www.ipg.org.br/premioPG. O objetivo do prêmio é incentivar e reconhecer pesquisas em Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), a terceira mais frequente doença neurodegenerativa, na qual sucede rápida progressão da perda dos neurônios motores.

 

Podem concorrer ao prêmio, jovens investigadores de até aos 40 anos, de qualquer nacionalidade, conforme regulamento disponibilizado no site do Instituto. “O Prêmio PG – ELA está em sua sexta edição e é o único prêmio entregue por uma entidade brasileira à comunidade científica internacional”, destaca Marcela Gontijo, Vice-Presidente do IPG.

 

O autor da pesquisa apresentará o trabalho vencedor para comunidade científica e receberá o prêmio de US$ 20 mil (vinte mil dólares) e uma medalha de ouro, que será entregue na abertura o 25nd International Symposium on ALS/MND (25º Simpósio Internacional de ELA/DNM), que acontecerá de

5 a 7 de dezembro de 2014, em Bruxelas, Bélgica. Esta é a maior conferência anual clínica e científica sobre ELA (MND / ALS) e o principal evento no calendário de pesquisa Motor Neuron Desease - MND, baseado na ideia que a chave para derrotar as doenças do neurônio motor – MND- reside na promoção de uma forte colaboração e cooperação entre os principais pesquisadores em todo o mundo.

 

O julgamento do Prêmio PG de Medicina é feito por cinco cientistas de pesquisas consagrados internacionalmente e parceiros da MNDAssociation – UK. “Além do potencial para se tornar uma grande referência para o incentivo aos estudos de ELA, o Prêmio PG é também um reconhecimento e um incentivo financeiro para o jovem cientista”, afirma o Prof. Mamede de Carvalho, Presidente da Comissão de Jurados.

 

Em dezembro

2013, a quinta edição entregou, em Milão, o prêmio para o pesquisador Michael Adriann Van Es, do Centro Médico Universitário de Utrecht, o V Prêmio PG de Medicina, pelo estudo intitulado “Evidence for an oligogenic basis of Amyotrophic Lateral Sclerosis”. A pesquisa abordou a genética das formas familiares e esporádicas da ELA – Esclerose Lateral Amiotrófica, doença degenerativa, ainda sem cura.

 

VI Prêmio PG - ELA

Inscrições pelo site: 01 abril a 15 junho/2014

www.ipg.org.br/premioPG

 

Sobre o Prêmio

O PG - ELA fomenta pesquisas científicas relacionadas à descoberta da causa e cura da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). A partir de 2011, o Prêmio passou a ser concedido anualmente, e conta com o apoio internacional da MND Association, da Internacional Alliance of MND/ALS associations e da European Network for the Cure of ALS – ENCALS, além de toda comunidade científica internacional.

 

Sobre o IPG

O Instituto Paulo Gontijo é uma instituição idealizada pelo físico e engenheiro Paulo Gontijo e está sob o comando de sua filha Marcela Gontijo e equipe. Tem o objetivo de fomentar os estudos da ciência e contribuir com a humanidade no desenvolvimento de informações e o conhecimento na área da saúde. O IPG incentiva os estudos sobre a ELA - Esclerose Lateral Amiotrófica, no campo do de diagnóstico, genética, tratamento e epidemiologia. Desde 2007, estimula jovens pesquisadores na busca pela inovação das pesquisas por meio do Prêmio PG de Medicina.

 

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »