05/05/2014 às 11h11min - Atualizada em 05/05/2014 às 11h11min

Período integral com educação em nível global

Colégio Santo Américo oferece grade curricular ampla com robótica, xadrez, esportes e artes

Accesso

            Desenvolver o aluno em sua totalidade é o que se pretende com a educação em período integral. Mas, para alcançar esse objetivo, é preciso que a escola ofereça uma matriz curricular que englobe o turno completo. Elenice Lobo, diretora pedagógica do Colégio Santo Américo, destaca a importância de uma proposta pedagógica global e não apenas atividades focadas na adequação do tempo.

            “É dessa maneira que o Santo Américo se diferencia da maioria das escolas, sendo estruturalmente integral com uma base curricular ampla, que tem neste formato sua concepção de ensino”, afirma a diretora.

            Um dos fatores determinantes para o sucesso desse projeto pedagógico está em suas origens. Fundado por monges beneditinos húngaros, o colégio trouxe para o Brasil a base conceitual da educação europeia que visa o tempo integral.

            As aulas convencionais acontecem na parte da manhã e a tarde é a vez das atividades que englobam artes, música, dança, além de línguas estrangeiras (espanhol e inglês) e o xadrez, que faz parte da grade curricular. “Essa estrutura propicia que os talentos apareçam. Temos ex-alunos que se destacaram em diversos segmentos”, destaca Elenice.

            Liamara Montagner, coordenadora da educação infantil, explica que os professores se dedicam sobre as características de cada faixa etária. “Há momentos propícios para estimular determinadas atividades. No período integral é possível trabalhar na diversidade, respeitando o tempo natural de cada um”, explica.

            Além disso, Liamara ressalta que as crianças precisam contar com rotinas estabelecidas, que ofereçam segurança, bem como instalações adequadas e profissionais preparados. “O Santo Américo não busca alunos de permanência, mas por oferecer um projeto eficaz utiliza o período integral”, pontua.

 

 

Educação Infantil

            Atualmente o Santo Américo conta com cerca de 450 alunos na educação infantil. Liamara destaca que a partir de dois anos a criança começa a ter ideia do aspecto coletivo e, por isso, é a melhor idade para iniciar a vida escolar.

            O diferencial do colégio para essa “turminha” está no fato de oferecer um projeto de desenvolvimento completo, diferente da visão assistencialista que se propõe apenas a ficar com a criança por mais tempo na escola.

“Os alunos são estimulados e trabalham o contato com diversos materiais. Além disso, a questão biológica é observada e levada a sério”, explica Liamara.

Para ela, é importante os pais refletirem sobre as necessidades dos filhos nessa faixa etária. “No Santo Américo a criança cresce com mais autonomia e apresenta um desenvolvimento significativo na oralidade, além de contar com um importante ganho pedagógico”.

           

Sobre o Colégio Santo Américo 

Há mais de 60 anos, o Santo Américo oferece uma proposta pedagógica diferenciada, focada na aprendizagem global do aluno, por meio de uma matriz curricular abrangente viabilizada pelo período integral.  

 Com uma equipe de educadores altamente qualificados, que busca ampliar a capacidade de os estudantes se tornarem agentes da sua própria aprendizagem, a escola disponibiliza uma grande variedade de atividades que permite o desenvolvimento de talentos diversos.

Os alunos contam com um Espaço Cultural de mais de 1,6 mil m², onde são ministradas aulas de artes, música e dança. Além disso, o ensino de xadrez faz parte da grade curricular, há uma maior carga horária de Educação Física e no ensino de línguas estrangeiras, como Inglês e Espanhol.

 O Colégio Santo Américo está localizado na rua Santo Américo, 275, no Morumbi, zona sul de São Paulo.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »