06/01/2020 às 23h00min - Atualizada em 07/01/2020 às 00h03min

Festas de fim de ano ampliam volume de entregas na última milha

Expectativa é que o setor de logística acompanhe a alta do comércio eletrônico, crescendo acima de dois dígitos no período de festas.

DINO
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As festas de fim de ano devem ser mais lucrativas para todo o segmento de comércio eletrônico, que envolve desde o momento da venda até o transporte e entrega da mercadoria. De acordo com expectativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento no Natal deve crescer 20% em comparação a 2018, chegando a quase R$ 12 bilhões em vendas.

Cuidados na hora da compra

O setor de entregas e logística, por sua vez, espera crescer na mesma proporção – já que as vendas eletrônicas representam boa parte do faturamento do setor de transporte. As empresas que buscam faturar no período precisam estar atentas ao novo perfil do consumidor. Para atender o público de maneira satisfatória, Cláudio Alvadjian, CEO da Movetogo e especialista em comércio eletrônico, afirma que compliance é a palavra-chave do setor. Portanto, é essencial buscar empresas que possuam um sistema de trabalho elaborado a partir de regras claras e eficientes, alinhadas à legislação vigente, respeitando o direito de colaboradores e consumidores.

“É preciso sentir segurança na empresa. Muitas colocam valores para confundir. É preciso ser sempre transparente”, observa Alvadjian. Para o executivo, os gargalos da logística ainda geram perdas no setor. Problemas com a infraestrutura rodoviária, segurança, alta taxa de tributação e falta de cuidados durante o transporte resultam no atraso das entregas. “O cliente precisa solicitar documentações fundamentais antes de contratar o transportador como, por exemplo, apólice de seguro e análise completa do CNPJ. Outro ponto importante é verificar a tabela de preço na parte generalidades, onde o preço tem um impacto no preço do frete. Clareza no processo logístico e precificação são atributos que fazem uma empresa crescer”, completa.

Black Friday

O varejo online faturou R$ 3,2 bilhões na edição deste ano da Black Friday, segundo a Ebit/Nielsen. No total, o crescimento foi de 20% em relação à edição passada. O ticket médio, por sua vez, recuou de R$ 608,00 para R$ 602,00. Produtos como os smartphones lideram o volume de vendas. Segundo estudo realizado pela Promobit, quase a metade dos 1,5 mil entrevistados (47%) planejavam gastar com eletrônicos. A pesquisa ainda revelou que 45% dos entrevistados planejavam investir em produtos com preço médio mais alto, gastando acima de R$ 1,5 mil - enquanto outros 7% pretendiam consumir acima de R$ 5 mil.

Oportunidades no ‘Market Place’

De acordo com dados da Movetogo, startup de transporte especializada na entrega de encomendas em território nacional, o volume de entregas no mercado de marketplaces, por meio de plataformas como a OLX e o Mercado Livre, responde por 5% das contratações da startup e deve continuar crescendo. De olho nesse mercado, a empresa investiu no lançamento de uma plataforma de cotação e contratação online de encomendas. O sistema permite que a encomenda seja conferida no momento da coleta, por meio de uma balança sem fio homologada pelo Inmetro para conferir o peso, com segurança, transparência e oferecendo a possibilidade de corrigir o valor do frete para mais ou para menos.

Para ser considerado eficiente, o processo entrega para qualquer pessoa deve ser realizado dentro de um prazo relativamente curto, dentro dos grandes centros urbanos. “A Movetogo, por exemplo, lançou um produto com garantia de entrega da encomenda, em São Paulo e na Grande São Paulo, dentro de um intervalo de até três horas, após a coleta. A carga pode pesar até 500 quilos e ter um valor de nota fiscal de até R$ 35 mil. O valor para este tipo de entrega é a partir de R$ 139,00. O mais importante é buscar sistemas que ofereçam o método mais ágil, com maior segurança e o menor prazo de entrega possível”, observa Alvadjian. 



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