07/05/2014 às 15h31min - Atualizada em 07/05/2014 às 15h31min

Cuidados com seu Tênis

Aprenda como limpar e cuidar de seus tênis

FikaDika

Normalmente, tomamos mais cuidados com sapatos de festa ou mais sociais, não é?
Porém, hoje em dia os tênis estão sendo muito mais requisitados e alguns custando o mesmo valor ou até mais. Que tal dar uma atençãozinha à eles?

Vamos começar pelo material do seu tênis.


Tecido
Para começar, não tenha pressa. Lave à mão e utilize um sabão neutro. Não esqueça de retirar as palmilhas e os cadarços, estes deverão ser lavados separadamente.
Para escová-lo use uma esponja, evite escovas ásperas, pois podem arranhar e desfiar o  seu tênis.
Enxague bem retirando todo o excesso de sabão, sem torcê-lo para não descolá-lo nem danificá-lo. E coloque para secar diretamente ao sol. E depois a sombra, pois isto contribuirá para que ele não perca a sua elasticidade.

Plástico
Alguns tênis são completamente de plástico, outros contém apenas alguns pedaços que também estão sujeitas a sujeira, manchas e corrosão.
Limpe-os apenas com um pano úmido, nunca os esfregue. (somente o solado, e com uma esponja)

Camurça
A camurça é linda, mas fica manchada com facilidade.
Qualquer respingo de água marca, além de seu material ser propício a frequente aderência de sujeira. Um recurso utilizado para dar fim a esse problema é uma borracha para camurça, que apesar do nome é considerada um detergente sólido que elimina manchas do calçado. Você pode também usar uma borracha escolar, o resultado não será o mesmo, mas ajuda muito.

Como lidar com:

Vincos
O uso constante do tênis costuma vincar as partes em couro e até mesmo deformá-las, a fôrma usada para manter o formato dos sapatos, pode ajudar a deixar estes vincos menos evidentes e preservá-lo ao seu molde original. Se as dobras forem muito profundas ou descascarem, tente passar um pouco de graxa na cor do couro.

Chiclete
Todo mundo sabe que quando um chiclete gruda no sapato é um sacrifício para tira-lo, não é?  Use gelo! Ele endurece o chiclete tornando-se mais fácil a retirada. Outra dica, curiosa, é utilizar líquido de isqueiro para soltar o chiclete.


Lembre-se sempre de lavar as palmilhas e cadarços separadamente.


Palmilha: Lave e deixe secar ao sol. Se tem algum odor que não sai,  deixe tomar ar mais vezes, você também pode colocar um pouco de bicarbonato de sódio e deixe-as em uma caixa fechada por umas 4 horas, isso ajuda a tirar odores desagradáveis.

Cadarço: Eles são frágeis, portanto coloque-os dentro de uma fronha ou daqueles sacos especiais para lavar roupas sensíveis e bata na máquina de lavar.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »