07/05/2014 às 15h01min - Atualizada em 07/05/2014 às 15h01min

Infiltrações no imóvel: como corrigir esse problema?

A multiespecialista em construção e reforma Telhanorte apresenta dicas para corrigir as infiltrações causadas pelas fortes chuvas

Press à Porter Gestão de Imagem

Durante o período de chuvas, o surgimento de infiltrações no imóvel tira o sossego de muitas pessoas. Além do incômodo com as goteiras, as infiltrações tornam o ambiente desconfortável, sobretudo pelo excesso de umidade que pode gerar focos de mofo.

O primeiro passo para acabar com o problema é identificar a origem da infiltração. “A ação corretiva só é eficaz se identificamos a raiz do problema. Por isso, o auxílio de um profissional é essencial para fazer essa descoberta”, ressalta o coordenador de mercado de materiais básicos da Telhanorte Cícero Carvalho. Dentre os fatores mais comuns da origem do vazamento, destacam-se as falhas ou a ausência de impermeabilização, principalmente em fundações e telhados, além de telhas quebradas ou mal encaixadas e o entupimento de calhas.

Após analisar o surgimento da infiltração, é possível corrigir o problema por meio de produtos desenvolvidos para cada situação. “Se a infiltração é pelo telhado, mas a telha não possui rachaduras, é possível utilizar uma fita autoadesiva, que funciona como uma membrana asfáltica e proporciona uma solução fácil e imediata”, orienta Carvalho.

Do mesmo modo, os vazamentos em lajes podem ser resolvidos por meio da manta asfáltica ou também com a manta líquida. A diferença de cada produto está no método de aplicação e no local de uso, como informa Cícero: “A manta líquida pode ser aplicada em lajes de cobertura, marquises e telhas de fibrocimento como pintura. A secagem é rápida, o que agiliza o trabalho. A aplicação da manta asfáltica é mais complexa, necessitando de mão de obra especializada, podendo ser utilizada em lajes de todos os tamanhos, além do uso em impermeabilização de baldrames, varandas, terraços, entre outros”.

Quando a infiltração e o vazamento de água provocam mofo ou manchas na parede, a solução é utilizar impermeabilizantes. “Após localizar o ponto de infiltração, o reboco da parede deve ser retirado e, logo em seguida, utiliza-se uma argamassa semiflexível para reparar o local”, complementa o coordenador.

Para não conviver eternamente com este problema, Cícero Carvalho complementa que é muito importante estar atento às etapas de impermeabilização no processo de construção do imóvel, com o respaldo de um especialista. “Agindo preventivamente, as possibilidades de ocorrer problemas desse tipo são mínimas e as dores de cabeça e gastos também”, conclui.

 

Sobre a Telhanorte

A Telhanorte, multiespecialista em construção, reforma e manutenção, integra uma das maiores redes varejistas de material de construção do país, a Saint-Gobain Distribuição Brasil, pertencente ao grupo francês Saint-Gobain desde 2000. As 37 lojas Telhanorte (E-commerce, Televendas e nos estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo) são voltadas a oferecer às famílias a melhor solução para construir, reformar e manter seus lares.

 

Sobre o Grupo Saint-Gobain

A Saint-Gobain é uma das 100 maiores empresas industriais do mundo, com presença em 64 países, 193 mil funcionários e vendas de €43,2 bilhões em 2012. No Brasil, atua há 76 anos nos mercados de produtos para construção, vidros, abrasivos, cerâmicas industriais, tubulações e distribuição de materiais de construção. O Grupo, que somou vendas anuais no país de R$ 8 bilhões, reúne 17 mil funcionários diretos e indiretos, 53 fábricas, 42 centros de distribuição, 10 mineradoras, 38 lojas e 18 escritórios comerciais. Entre as principais marcas da Saint-Gobain no Brasil, estão Brasilit, Carborundum, Isover, Norton, PAM, Placo, Quartzolit, Sekurit e Telhanorte.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »